Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Santa Maria

CIDADE. Para revitalizar o paisagismo, mudas de jerivá são plantadas na Avenida Borges de Medeiros

Iniciativa faz parte da arborização no trecho que recebeu macrodrenagem

Jerivá foi escolhido por ser uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental. Foto João Vilnei / Prefeitura

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

Os canteiros da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, já estão com novo visual. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 46 mudas da espécie de jerivá no local. O trabalho foi concluído na manhã de sexta-feira (8) no trecho entre as ruas Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. O local, que passou por obra de macrodrenagem, pavimentação asfáltica e sinalização, agora está na etapa de revitalização. O jerivá foi escolhido por ser uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente em projetos paisagísticos.

Conforme explica o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, a espécie é de origem de países da América do Sul. Por isso, se adapta bem ao clima subtropical e tropical. A altura pode ficar entre 12 e 15 metros.

“Em alguns locais dos canteiros da Avenida Borges, devido à tubulação da macrodrenagem do Arroio Cadena, que passa no subsolo da avenida, não foi possível realizar o plantio dos jerivás, pois as raízes são de grande proporção. Nestes locais, o paisagismo será possível através do Programa Santa Maria de Todos Nós. A iniciativa possibilita a adoção de canteiros, que pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas. Com isso, quem tiver interesse poderá adotar um canteiro da Borges de Medeiros, plantar espécies de pequeno porte, cuidar e também colocar a placa da empresa, assim como já ocorre em outras avenidas em Santa Maria”, explica Dotto.

Interessados em participar do Programa Santa Maria de Todos Nós podem fazer contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones: (55) 3921-7150 e 3921-7151, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min, e também pelo e-mail: [email protected].

Sobre a obra
A obra de macro e de microdrenagem teve por objetivo resolver os problemas de alagamentos, enfrentados por motoristas e moradores em trecho da Avenida Borges de Medeiros, e contemplou a execução de drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a sinalização viária entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. A obra foi orçada em R$ 2.072.768,65, com recurso do Fundo Pró-Saneamento. A empresa Conpasul Construção e Serviços é a responsável pela execução dos serviços. No trecho da avenida, também já foram concluídos os serviços de construção de calçadas e ajustes nas tampas de boca de lobo. A próxima etapa é uma vistoria geral em todo o trecho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo