CIDADE. Santa Maria e Estado formalizam adesão do município ao projeto “Iconicidades”. Saiba o que é!
Objetivo é revitalizar a sede da Associação dos Empregados da Viação Férrea
Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
O vice-prefeito Rodrigo Decimo e o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, participaram nesta quinta-feira (28) da cerimônia que celebrou a adesão de cinco municípios gaúchos ao projeto Iconicidades, do Governo do Estado. A assinatura ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Santa Maria foi uma das vencedoras, ao lado de Pelotas, Rio Grande, Cachoeirinha e São Leopoldo. Ao todo, 11 prefeituras se inscreveram.
Na ocasião, o governador Eduardo Leite, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do Estado, Hiparcio Stoffel, apresentaram os objetivos do projeto e quais serão as próximas etapas. Logo após, os representantes dos municípios apresentaram as ideias inscritas no edital.
Rodrigo Decimo falou sobre o porquê a Prefeitura de Santa Maria optou por revitalizar, por meio do Iconicidades, o antigo prédio do Clube dos Ferroviários (também conhecido como o prédio da Associação dos Empregados da Viação Férrea), localizado na Vila Belga. Para isso, ele contou uma parte da história do desenvolvimento da malha ferroviária na cidade e a importância que os trabalhadores do setor tiveram para o fortalecimento da cultura e da economia da região. O vice-prefeito também expôs qual é o uso que a Prefeitura pretende dar ao Clube dos Ferroviários no futuro.
“No Clube dos Ferroviários, local encravado no coração da Vila Belga, queremos ter um espaço que incentive a criatividade, estimule o raciocínio, aprimore habilidades e valorize a cultura, onde possamos atuar de forma colaborativa e plural, estimulando o desenvolvimento de novos potenciais”, explicou Decimo.
Uma das possibilidades pela Prefeitura de Santa Maria é levar a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) para o prédio revitalizado. O Clube dos Ferroviários é reconhecido oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Bem do Patrimônio Cultural Ferroviário e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
PRÓXIMOS PASSOS
Passada a primeira etapa do Iconicidades, que consistiu no recebimento e seleção das propostas das cidades, o projeto entra na segunda fase. O Governo do Estado informou na solenidade que pretende lançar, a partir de 15 de novembro, os concursos públicos para seleção das propostas de revitalização para os cinco locais inscritos. Será um concurso para cada um desses espaços.
Também conforme previsão do Estado, o resultado dos concursos será divulgado até 31 de janeiro de 2022. A contratação dos projetos executivos vencedores ocorrerá a partir de 1º de fevereiro. Após esses trâmites, abre-se período para ajustes nas propostas. A entrega final dos projetos de revitalização devem ocorrer até 15 de abril.
Depois de concluídas todas as etapas, os municípios podem executar as obras. As prefeituras terão de custear os investimentos necessários para as intervenções. O valor de cada obra é limitado a R$ 5 milhões. O governador Eduardo Leite afirmou que o Estado planeja formas de financiar esses investimentos.
“Nosso objetivo é tornar as cidades gaúchas mais inovadoras e criativas. Queremos ter um Estado mais inovador, ligado à tecnologia, que retenha a juventude. Temos que proporcionar espaços urbanos qualificados, que sejam interessantes para as pessoas viverem aqui. Por isso, buscamos a revitalização de espaços potencialmente icônicos, dando suporte técnico para as cidades e, mais para frente, o financiamento, para que o Rio Grande do Sul seja visto para o que ele aponta para o futuro e não só pelo passado, que nos orgulha tanto”, comentou o governador.
Entre as demais autoridades presentes, estavam a secretaria estadual de Cultura, Beatriz Araújo, o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o prefeito de Rio Grande, Fabio Branco, o prefeito em exercício de Cachoeirinha, Mauricio Medeiros, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB RS), Rafael Passos, o superintendente dos Portos RS, Paulo Fernando Estima, arquitetos, engenheiros e empresários da área da tecnologia.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Pompa e circunstancia para restaurar um predio. Para quem chegou de Marte agora, estão cevando Decimo para substituir o Indigesto. Midia chapa branca aderiu. Abuso de poder economico é coisa da Globo. Campanha antecipada idem. Para alguns desequilibrar o jogo faz parte do mesmo. Os mesmos que fazem as mesmas coisas com os mesmos resultados. Para alguns está dando certo.