CulturaDestaque

MÚSICA. Vem aí mais uma edição do “Natal na Sacada”, um grande presente para Santa Maria

Tradicional evento natalino do Instituto São Lucas acontece no próximo dia 6

Show de fogos é, outra vez, uma atração do “Natal na Sacada”, presente do Instituto São Lucas para SM (Foto Marcelo Brum/Divulgação)

Por Paulo André Dutra / Da Assessoria de Imprensa do evento

No dia 6 de dezembro, será retomado um dos mais belos e tradicionais momentos do calendário natalino santa-mariense. Após dois anos, o Instituto São Lucas de Radiologia volta a realizar o Natal na Sacada, evento artístico-cultural aberto que acontece anualmente em frente à sede da empresa (Rua Tuiuti, 1919).

Esta 15ª edição do Natal na Sacada terá as bandas Rocksane, com um repertório de rock internacional dos anos 80 e 90; a Magical Mystery Band, em um especial de Mutantes e Secos & Molhados, com a participação de Juliana Pires e Matheus Lopes; e o Coral Illumina, coroando a noite com as canções natalinas, regido por Juliana Pires. Os pequenos terão o seu Momento Criança, com atrações infantis e a participação do Papai Noel. O encerramento terá show de fogos.

“O São Lucas organiza esse evento com o objetivo de dar para a comunidade um presente. Como trabalhamos também com o incentivo à cultura, a música foi a forma que escolhemos”, resume o médico Carlos Alberto Biazús, proprietário do Instituto São Lucas de Radiologia.

Regente Enira Trindade, presente desde a concepção do evento, será homenageada este ano pelos organizadores (Foto Marcelo Brum/Divulgação)

O trânsito de veículos na Rua Tuiuti, entre as Ruas do Acampamento e Professor Braga, estará interrompido, com a rua disponível para o público levar sua cadeira e acompanhar as atrações.

HISTÓRIA

A partir de uma conversa informal da equipe do São Lucas com a regente Enira Trindade, do Coral Giuseppe Verdi, surgiu a ideia da empresa realizar o primeiro Natal na Sacada, em 14 de dezembro de 2006. Outras atrações foram sendo incluídas, a partir de 2008, dos mais variados estilos, sempre com a participação de Enira na estruturação musical.

Desde 2018, o tom natalino da noite passou a ser dado pelos jovens do Coral llumina, projeto da regente Juliana Pires desenvolvido na EMEF Duque de Caxias. Este ano, Enira Trindade, residindo em Porto Alegre, será homenageada durante a noite.

Nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia do Covid-19, não foi possível realizar o evento. Nas 14 edições anteriores, o Instituto São Lucas buscou aprimorar o Natal na Sacada para a participação de todas as faixas etárias, das crianças aos idosos. “As pessoas têm carinho e esperam pelo evento. Nessa época do ano começam a ligar, buscando informações. Não só nossos pacientes, mas outras pessoas da comunidade”, relata a administradora Marília Volkweis.

Em 2014, o Natal na Sacada passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município através da Lei Municipal 5837/2014.

QUEM É

O Instituto de Radiologia São Lucas completou, em junho de 2022, 65 anos de pioneirismo no diagnóstico por imagem em Santa Maria. Desde 2002 sob direção do médico Carlos Alberto Biazús, mudou-se em 2004 para nova sede na Rua Tuiuti, 1919. Como filosofia de trabalho, a empresa busca a humanização no atendimento aos pacientes, primando pela confiabilidade, dignidade, eficiência e calor humano.

Nas últimas décadas, além da atuação na área da saúde, a instituição tem se notabilizado também pelo apoio à cultura em diversas ações. Na EMEF Miguel Beltrame, em Camobi, o Instituto São Lucas contribuiu e buscou apoiadores para o projeto Literaturando, que reestruturou o espaço físico da biblioteca e ampliou o acervo da escola. Desde março de 2022, através do Projeto Educação em Jogo, o Instituto São Lucas promove a prática esportiva nas modalidades de basquete e xadrez para alunos da EMEF Pinheiro Machado, no Bairro Parque Pinheiro Machado.

As iniciativas relatadas são custeadas com recursos próprios do Instituto de Radiologia São Lucas, não objetivando benefícios fiscais. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo