Arquivo

Eleições 2006. Primeira pesquisa do dia aponta novo crescimento de Lula. Alckmin e HH pararam

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, já passou da metade das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada agora, no final da manhã, pelo instituto Sensus, que fez o levantamento no entre a terça e a sexta-feiras passadas, ouvindo 2 mil pessoas em quase 200 municípios.

Seus mais próximos seguidores, Geraldo Alckmin, do PSDB; e Heloísa Helena, do PSol, não apresentaram crescimento, em relação à última pesquisa feita pelo Sensus. Os demais concorrentes, a rigor, na prática fazem apenas figuração.

Se forem contados apenas os votos válidos, isto é, excluídos os nulos, brancos e indecisos, Lula já ostenta mais de 60% da preferência do eleitorado.

Esta é a primeira pesquisa divulgada nesta terça. Outra, ainda, deverá ser anunciada pelo Jornal Nacionl, da Rede Globo, encomendada pela emissora e pelo jornal Folha de São Paulo, ao instituto Datafolha. As entrevistas estão sendo feitas ao longo do dia de hoje. Sobre os números do Sensus, na pesquisa paga pela Confederação Nacinal de Transporte, leia a reportagem de Maria Clara Cabral, da sucursal de Brasília do portl Terra:

”CNT/Sensus: Lula sobe e vence no primeiro turno

Pesquisa realizada pelo instituto Sensus no final de agosto, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra novamente vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, no primeiro turno. Lula obteve 51,4% das intenções de voto, crescimento de 3,5 pontos em relação à pesquisa anterior, quando tinha 47,9%. Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 19,7% para 19,6%, dentro da margem de erro. Heloísa Helena (Psol) foi de 9,3% a 8,6%, queda dentro da margem.

Cristovam Buarque (PDT) passou de 0,6% para 1,6%. Ana Maria Rangel (PRP) passou de 1,1% para 0,3%. Luciano Bivar (PSL), antes com 0,2%, foi para 0,7%. José Maria Eymael (PSDC), de 0,4% foi para 0,2% e Rui Pimenta (PCO), antes com 0,1%, está com 0,2%. Votos brancos, nulos e indecisos somam 17,7%. Antes, somavam 20,9%. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios, entre os dias 22 e 25 de agosto. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob número 14.150/2006.

Considerando apenas os votos válidos, sem nulos e brancos, Lula obtém 62,3% dos votos, vencendo já no primeiro turno. Alckmin fica com 23,8%, Heloísa Helena, 10,4%, Cristovam Buarque, 1,9%, Bivar, 0,8%, Ana Maria Rangel, 0,4%, Eymael e Rui Costa Pimenta têm 0,2% cada um.

Segundo o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, a eleição já está praticamente definida com vitória de Lula no primeiro turno. Para ele, o ganho macroeconômico supera…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do Portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo