EstadoPartidosPolítica

POLÍTICA. Pacote de Sartori é a causa da hora, para que o PDT deixe da apoiar o governo já em dezembro

Por FLÁVIA BEMFICA, com foto de FABIO POZZEBON (Agência Brasil), no Correio do Povo

Lupi: anúncio do pacote minou manutenção do apoio ao governo do PMDB
Lupi: anúncio do pacote minou manutenção do apoio ao governo do PMDB

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse na manhã desta quarta-feira que o partido deve sair “já” do governo de José Ivo Sartori (PMDB). A decisão será oficializada na reunião do diretório estadual que a sigla terá em 5 de dezembro em Porto Alegre. “Dia 5 é logo ali. E eu não tenho meias palavras: o partido não pode esperar mais. Este pacote lançado pelo governo do RS fere todos os princípios trabalhistas e, para mim, vem de um governo que está perdido. O PDT e o governo Sartori são como água e vinho, não há qualquer razão para ficarmos”, declarou.

O caso do RS foi um dos temas da reunião dessa terça-feira em Brasília entre a executiva nacional, presidentes estaduais e a bancada federal. “Nossa saída é unânime na executiva nacional. Já falei pessoalmente aqui com o Pompeo (o deputado Pompeo de Mattos, presidente estadual), com o Afonso (Mota, deputado federal) e com o Vieira (da Cunha, ex-secretário de Educação de Sartori)”, informou Lupi.

O dirigente destaca que o anúncio do pacote minou ainda mais a delicada manutenção do apoio pedetista ao governo do PMDB no Rio Grande do Sul. Ele lembra que antes das medidas pretendidas pelo Executivo gaúcho, já havia mantido conversações com a bancada estadual, nas quais foram tratados os encaminhamentos de como se dará a saída. “O único que não falei em profundidade foi o deputado Sossella, mas ele é homem que segue a posição partidária. Falei também com o Burmann (o secretário estadual de Obras, Gerson Burmann). E há este entendimento, de que temos que sair”, relatou.

Segundo Lupi, além do pacote e dos desentendimentos a respeito da condução do governo, é inviável para o PDT, que vai lançar candidatos próprios à presidência da República e ao governo do Estado, permanecer na base em 2017, quando já começam as articulações para 2018.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo