DestaqueSanta Maria

ENERGIA. Prefeitura instalará painéis fotovoltaicos no Centro Administrativo para otimizar o consumo

Sistema de geração vai estar no telhado do prédio na Rua Venâncio Aires

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Paineis serão instalados no telhado do Centro Administrativo Municipal, na rua Venâncio Aires (Foto João Alves/Arquivo Prefeitura)

A Prefeitura de Santa Maria publicou, nesta quarta-feira (29), o edital licitatório para a instalação de um sistema de geração de energia por painéis fotovoltaicos no telhado do Centro Administrativo, localizado na Rua Venâncio Aires, no Bairro Centro. A inovação resultará, ao longo do tempo, em economia para os cofres públicos, além de gerar energia limpa. Os documentos da licitação, sob o número 23/2021, podem ser conferidos no SITE do Executivo Municipal.

A empresa contratada deverá fornecer material e mão de obra. O valor total do investimento é estimado em R$ 30.251,95, que serão custeados com recursos próprios do Município. O prazo para a execução do serviço é de 60 dias após a assinatura da ordem de início. As propostas das empresas interessadas serão abertas em 15 de outubro de 2021, às 10h. 

“É mais um importante passo dado pela atual gestão rumo à execução do Plano de Eficiência Energética, que vai permitir com que o Centro Administrativo Municipal reduza gastos e contribua com o meio-ambiente”, explica o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas.

A licitação diz respeito à primeira etapa de instalação de painéis fotovoltaicos no prédio da Prefeitura. No futuro, a estrutura de geração de energia limpa será ampliada, conforme Mascarenhas. O Plano de Eficiência Enérgica conta com ações como substituição de lâmpadas e sistemas internos e estudos sobre o consumo de energia no Centro Administrativo, bem como para a possibilidade de SUBSTITUIÇÃO da frota de veículos administrativos por carros elétricos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Parece o que há de mais moderno. Mas se não fizeram analise economico-financeira pode ser dinheiro publico jogado fora. Geralmente as pessoas so olham a conta de energia da concessionaria que diminuiu. Problema é que o rendimento da placa não é alto. Teórico é pouco mais de 30%, Em laboratorio conseguiram uns 26%. No mercado os melhores até pouco tempo atrás atingiam 18% e os mais comuns vendidos aqui no Brasil chegavam a 14%. Além disto teoricamente a instalação deveria ser otimizada conforme o caminho que o faz sol no céu, varia conforme mudam as estações. Ai a criatura pensa ‘gasto 30 mil, minha conta é 300 pila por mes, em 100 meses, em 8 anos pago a conta’. Só que tem a manutenção, de vez em quando tem que chamar alguém para dar uma olhada e limpar os paineis. Eletronica que acompanha os paineis tem vida útil. Se forem instaladas baterias idem, também tem vida util. Se cair uma chuva de granizo mais ‘parruda’ ‘adiós tia Chica’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo