Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEleições 2022

MDB/RS. Repetição da estratégia santa-mariense afastada em encontro. Segue ideia de nome próprio

Partido vive contradições internas em busca do que fazer no pleito de 2022

Alceu Moreira, presidente do partido (e possível concorrente ao Piratini), reafirma candidatura própria (Foto Pablo Reis/Divulgação)

Emedebistas festejam grande presença no quarto encontro da série “Caminhos do Rio Grande”, realizado sábado em Estrela. Lá estavam, além do presidente Alceu Moreira, afora os anfitriões e militantes da região, um punhado de graúdos do partido: os deputados federais Giovani Feltes, Márcio Biolchi e Osmar Terra, estaduais Clair Kuhn, Gabriel Souza (presidente da Assembleia), Patrícia Alba (presidente do MDB Mulher), Tiago Simon e Vilmar Zanchin, dos secretários de Estado, Edson Brum (Desenvolvimento Econômico) e Juvir Costella (Logística e Transportes), do ex-vice-governador José Paulo Cairoli, e do empresário Roberto Argenta. Esses estiveram lá. Outros, como o ex-deputado federal Germano Rigotto, o ex-ministro Luis Roberto Ponte e o deputado estadual Beto Fantinel, participaram online.

Mais do que isso, aparentemente ficou temporariamente afastada (até novidades em contrário, pois os principais articuladores da ideia se ausentaram) a ideia levantada semana passada por dittos setores históricos da sigla, inclusive o prefeito da capital, Sebastião Melo, o ex de Santa Maria, Cezar Schirmer, que gsotariam de ver o partido (como aconteceu na boca do monte, ano passado) ligado ao PP de Luiz Carlos Heinze, pré-candidato a governador – a quem cederiam o nome do vice.

Não é o que transpareceu do noticiário oficial do encontro, que você confere abaixo, em material da Assessoria de Imprensa do MDB/RS. Acompanhe:

Em Estrela, MDB reafirma candidatura ao Piratini

O MDB – partido que governou quatro vezes o Rio Grande do Sul – terá candidato ao Palácio Piratini em 2022. A afirmação do presidente da seção gaúcha, deputado federal Alceu Moreira – contextualizada por um profundo trabalho de construção do plano de governo –, é o projeto da base e dos líderes da legenda. A opinião foi recorrente nas dezenas de pronunciamentos proferidos na quarta edição da série Caminhos do Rio Grande, realizada na noite desta sexta-feira, 15 de outubro, em Estrela.

Participaram do encontro emedebistas de 67 municípios pertencentes às coordenadorias Carbonífera, Grande Soledade e Vales do Rio Pardo e do Taquari, bem como deputados federais, estaduais, entre outros líderes. O encontro, no formato híbrido, também foi acompanhado por centenas de correligionários de todo o estado.

Ao iniciar as atividades da noite, Alceu ressaltou a importância da série para a promoção do debate sobre o novo ciclo da política nacional e estadual que, segundo ele, chega para mudar definitivamente a forma de atuação com os avanços tecnológicos. “Com a era digital invadindo a vida de todos de forma rápida e irreversível, movimento acelerado pela pandemia, o MDB está construindo um plano que nasce dos poros do partido, com participação efetiva e qualificada, ouvindo quem faz a diferença”, garantiu o presidente.

Logo na abertura do ato político, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, mandou o recado sobre os planos da legenda para as próximas eleições: “Vou falar como companheiro de alma do MDB e estou feliz por poder discutir algo que é convicção: nós temos que ter candidato a governador e voltar ao Piratini. E é através de movimentos como esse que nós vamos voltar”, declarou Brum.

Na mesma linha se pronunciou o líder da bancada estadual, Vilmar Zanchin. O deputado exaltou a participação da militância na construção do projeto para 2022. “O MDB pode ter o melhor candidato da eleição, a melhor proposta de governo, mas a garantia da vitória na urna se dará se a nossa militância abraçar a candidatura que vai ser apresentada”, observou Zanchin.

Refutando qualquer possibilidade de o MDB ser vice de outro partido nas eleições para o Governo do Estado, a presidente do núcleo de mulheres, a deputada estadual Patrícia Alba, garantiu que independente de quem for o candidato em 2022, o partido se unirá em torno desse nome para assegurar a vitória nas próximas eleições e conquistar a quinta gestão da legenda no comando do Piratini. “Tenho a certeza de que sairemos vencedores na eleição do ano que vem. O Rio Grande do Sul merece isso”, opinou Patrícia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, sugeriu que a estratégia do MDB para 2022 seja a defesa do legado no Governo Sartori, especialmente pela conquista de reformas estruturais que hoje são realidade no RS. Para ele, Sartori inaugurou uma agenda positiva constituída de três pontos fundamentais: modernização através de reformas, equilíbrio financeiro e a rediscussão do tamanho do Estado. “A vitória do MDB é a vitória do legado do governo Sartori que é simbolizada nessa agenda”, disse Gabriel.

Em nome da macrorregião, os quatro coordenadores, Celso Cervi (Vale do Taquari), Joel Maraschin (Carbonífera), Gustavo Schuch (Vale do Rio Pardo) e o ex-prefeito Paulo Cataneo (representando a Grande Soledade), manifestaram a posição pelo apoio à candidatura própria ao Piratini.

Com participação virtual, o ex-governador Germano Rigotto deixou sua mensagem de entusiasmo. “Nunca, na história do MDB, e nunca na história de outros partidos, houve uma construção como a que está sendo feita”, comentou. Rigotto falou da alegria de ver o partido vivo, pulsando, se organizando depois de tanto tempo de distanciamento por causa da pandemia. “Voltamos aos encontros presenciais com raça, com força, com vontade para determinar um plano de governo, um projeto novo para o Rio Grande”, completou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E VER TAMBÉM OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo