DestaqueRegião

NOVA PALMA. Mortandade de peixes foi causada pelo aumento da população de algas. Saiba mais!

Eutrofização do corpo d’água provocou morte dos peixes por sufocamento

Combinação de motivos provocou o crescimento da população de algas: baixo nível e vazão do curso d’água ocasionado pela estiagem, alta transparência da água combinada com grande incidência solar e quedas bruscas na temperature (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A mortandade de peixes registrada, em agosto, no Rio Soturno, na Quarta Colônia, foi provocada pela eutrofização do corpo d’água. Ou seja, acúmulo de matéria orgânica em estado de decomposição que ocasionou o crescimento e aumento da população de algas filamentosas. O processo provocou a redução do oxigênio e a morte dos peixes por sufocamento.

“Para uma melhor compreensão, explica-se que houve a ocorrência de um conjunto de fatores associados ao processo de eutrofização do corpo d’água como: baixo nível e vazão do curso d’água ocasionado pelo período de estiagem ocorrido antes do início das primeiras mortes de peixes, alta transparência da água combinada com grande incidência solar e as quedas bruscas na temperatura”, explica, em nota, a Prefeitura de Nova Palma.

Conforme a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Nova Palma, os resultados foram obtidos por meio de análises laboratoriais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e por um parecer técnico de mortandade feito por um especialista em piscicultura.

A pasta ressalta que os peixes expostos à água do Rio Soturno não morreram por intoxicação de agrotóxicos ou pesticidas, e que as baixíssimas concentrações de determinados compostos encontrados não tiveram nenhuma influência na morte dos animais.

“Diante do exposto a gestão municipal reafirma o compromisso com a comunidade ao dar continuidade ao monitoramento nos pontos onde foi verificada a mortandade de peixes e informa que a equipe técnica está em processo de elaboração de Projeto Técnico para repor, dentro do período que for propício, as espécies de peixes que foram perdidas devido a esse desequilíbrio ambiental ocasionado pelas condições climáticas extremas”, informa a Prefeitura de Nova Palma.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo