DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Aprovados os programas de inserção e acolhimento no Mercado, da população LGBTQIA+

Propostas do edil Rudys, agora, aguardam sanção do prefeito para virarem leis

Vereador Rudinei Rodrigues – Rudys é o autor dos projetos de lei aprovados nesta quinta-feira, 8 (Foto Guilherme Superti/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O Poder Legislativo de Santa Maria aprovou, nesta quinta-feira (8), projetos de lei que criam o Programa de Apoio e Acolhimento de Pessoas LGBTQIA+ e o Programa Vai Diversidade, que prevê a inserção desse público no mercado de trabalho. As propostas foram apresentadas pelo vereador Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB).

O programa de acolhimento é direcionado para as pessoas em situação de violência ou vulnerabilidade social e visa prover atendimentos psicológicos e sociais, bem como possibilitar o devido encaminhamento às redes de assistência. Também autoriza o Poder Executivo a desenvolver mecanismos e definir os critérios de cadastramento aos interessados em participar do programa.

“Criamos esse projeto de lei que visa entregar acessos dignos e humanizados pela população LGBTQIA+, oferecer um lar mesmo que temporário para que essa população possa restabelecer vínculos familiares e afetivos, capacitação para o mercado de trabalho e outras oportunidades”, disse Rudys na tribuna.

O Programa Vai Diversidade busca incentivar diversas ações, como, por exemplo, a orientação sobre emissão, retificação e regularização de documentação da população LGBTQIA+, tais como RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho; acesso à rede de ensino básico e de qualificação; realização de cursos técnicos, oficinas e outras atividades de formação; e incentivo à inserção ao mercado de trabalho.

A proposta autoriza o Poder Público a celebrar convênios para administrar o programa e abre a possibilidade para que pessoas jurídicas sejam parceiras da iniciativa a fim de que a população LGBTQIA+ seja direcionada às vagas de trabalho.

“A proposta principal é diminuir o número de pessoas no subemprego e permitir acesso à educação e empregabilidade dando uma vida minimamente digna para as pessoas”, disse Rudys na tribuna.

Confira a íntegra do projeto que cria o Programa de Apoio e Acolhimento de Pessoas LGBTQIA+ (AQUI) e o texto do Programa Vai Diversidade (AQUI). Para que se tornem lei, as propostas ainda precisam ser sancionadas pelo prefeito.

A sigla

LGBTQIA+ significa: lésbica, gay, bissexual, transexual, queer, intersexo, assexual e o símbolo de “+” representa toda e qualquer outra manifestação de gênero que não está delimitada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo