Artigos

Os livros e nossas histórias da vida real – por Roberto Fantinel

O articulista e a importância de duas feiras, a de Santa Maria e a da capital

No dia 29 de outubro comemoramos a existência de uma das maiores ferramentas do desenvolvimento humano, o livro. Nos últimos tempos essa “invenção”se tornou ainda mais importante para a sanidade mundial. 

Mesmo em tempos virtuais o livro continuou sendo um companheiro que ajuda a viajar sem sair de casa. E assim como um bom livro, existe hoje a sensação de página virada, repleta de novidades .

Santa Maria já escreveu o seu novo capítulo ao realizar a edição da Feira do Livro deste ano.  Foram 16 dias de evento que oxigenou todos que sentiam falta de cultura e arte, sem precisar de uma tela de computador para ter acesso. Um retorno com sensação de novidade a mesma que sentimos quando adquirimos um exemplar inédito.

Obras foram lançadas e vendidas, mais de 25 mil segundo os organizadores. Uma nova história foi redigida com sucesso e trouxe junto com o livro, protagonista da feira, a certeza de reencontro com cenários reais, pessoas não virtuais.

Agora é a vez da capital realizar a partir do dia 29 de outubro a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre trazendo um feliz título – Para ler um novo mundo.

A 67ª edição do evento vai ser realizada em formato híbrido, parte na Praça da Alfândega, parte online. Serão 56 expositores que por óbvio estão ávidos para o reencontro com o público. E é importante ressaltar que neste evento seremos todos personagens de uma nova jornada.

Mudamos, as pessoas mudaram, mas a certeza de que a leitura e o calor humano são vitais para nosso bem estar nunca muda.  Uma das verdades desse “novo mundo.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo