Artigos

Os livros voltaram para a Praça! – por Jorge Pozzobom

O articulista e o evento cultural que movimenta Santa Maria, a Feira do Livro

Prefeito Pozzobom, vice Decimo e o patrono, Leonardo Brasiliense, durante a abertura, na sexta-feira, 1º (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Vivenciamos meses difíceis por conta da pandemia de Covid-19. Por isso, como é bom ter notícias boas para compartilhar com todos vocês. E o assunto que trago agora é animador e trata de conceitos capazes de transformar realidades e mudar o mundo para melhor.

É sobre cultura, educação e entretenimento por meio da leitura. É sobre um dos eventos que mais caracterizam e identificam a nossa cidade. Como é bom poder falar sobre a Feira do Livro de Santa Maria, que está na sua 48ª edição e nos enche de orgulho por tudo que ela representa.

Mesmo em meio à pandemia, a Feira não parou. No ano passado, tivemos de nos reinventar e fazer uma programação diferente da habitual, com atrações online e sem a grande atração do evento: os livros na Praça Saldanha Marinho. Já nesta edição, num formato híbrido, que mistura programação online e presencial, a novidade é a volta dos livros para a Praça!

Desde sexta-feira (1º), data de abertura da Feira, e até o dia 16 de outubro, eles são os protagonistas, estando distribuídos em 30 bancas com distanciamento adequado entre elas. Tudo foi pensado para que os protocolos de segurança sanitária sejam respeitados. Ou seja, para evitar aglomeração, mas sem perder o charme da Feira do Livro.

Além de poder visitar cada banca e ter o contato com as obras, os santa-marienses contam com outras opções de interação com a leitura. Tem trenzinho para levar a criançada a conhecer o nosso Centro Histórico; tem atrações no Theatro Treze de Maio com distribuição de senhas para o público e também transmissão online; tem atrações descentralizadas como o “Leituras Compartilhadas”, em que artistas visitarão 45 escolas da rede pública de educação; e tem ainda as exposições “Silêncio, os Pássaros Lêem em Voz Alta”, de 5 a 20 de outubro, nas Lojas Eny, e “Nos Animados Tempos de Joel Saldanha”, de 8 a 29 de outubro, na sala de exposições Angelita Stefani, da Universidade Franciscana (UFN).

Não bastassem todas essas atrações, a 48ª Feira do Livro de Santa Maria tem um patrono que é referência na literatura nacional. Estou falando do escritor Leonardo Brasiliense, vencedor dos prêmios Jabuti e Açorianos e um romancista de grande talento. Assim como foi o nosso patrono da edição passada, o empresário Guido Isaia, um incentivador nato da cultura santa-mariense que muito fez pela nossa cidade e que, infelizmente, nos deixou recentemente. Mas, tenho a certeza de que ele está junto de nós nesta Feira, numa presença que vai além do plano material.

Destaco, também, o nosso professor homenageado desta edição, Lucas Visentini, da Rede Municipal de Ensino, e a homenageada póstuma, a professora Neiza Leite Veleda, que foi professora universitária e é detentora da cadeira 23 da Academia Santa-Mariense de Letras.

Aproveito, também, em meu nome, em nome do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e da nossa secretária de Cultura, Rose Carneiro, para agradecer a todos os nossos parceiros na realização da Feira: Câmara do Livro, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). E, nesta edição, também um agradecimento ao chargista Elias Monteiro, que, de forma muito carinhosa, fez a releitura da arte da Feira de 1985.

E é por conta de todos esses motivos, com muito entusiasmo, que convido a todos os santa-marienses e moradores de outros municípios a visitarem a Feira do Livro de Santa Maria. Vamos compartilhar essa mensagem de amor e de alegria que o evento nos proporciona. Fazer da leitura uma oportunidade para sonharmos com dias mais promissores e mais felizes. Boa Feira do Livro a todos!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo