Economia SolidáriaSanta Maria

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Eventos internacionais terão espaço para Jornada de Prevenção ao Uso de Drogas

Por MAIQUEL ROSAURO (da assessoria de imprensa do evento)

selo feicoopFaltam duas semanas para o início da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. Os eventos serão realizados de 10 a 12 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.

Um dos destaques da Feira deste ano será a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, que será realizada em 11 de julho, no Parque da Medianeira. O evento é organizado pelo padre Vitor Hugo Gerhard, da Arquidiocese de Santa Maria.

– Nosso objetivo é buscar uma aproximação entre municípios e entidades que trabalham na prevenção à dependência química. Dos 26 municípios que compõem a Arquidiocese, apenas cinco possuem uma comissão de prevenção à dependência química – explica o padre.

A Jornada irá se dividir em quatro focos: atividade oficial (com a presença do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. Cesar Faccioli), às 10h; reunião de trabalho, às 14h; mobilização das famílias, às 15h; e demonstração de graduados (como são chamadas as pessoas que estiveram em comunidades terapêuticas e conseguiram vencer a dependência química), às 16h. A entrada será franca.

– Visitei todos os 26 municípios da Arquidiocese, gabinetes de prefeitos, câmaras de vereadores, sete comarcas judiciais e conversei com juízes e promotores. Também entramos em contato com mais de 200 instituições. Planejamos uma grande mobilização – projeta padre Gerhard.

Segundo o religioso, o trabalho de prevenção à drogadição é realizado em cinco âmbitos: prevenção, intervenção, recuperação, ressocialização e políticas públicas. Todavia, o primeiro e o último estágio (prevenção e políticas públicas) enfrentam problemas.

– O poder público está em uma área de conforto, pois depende exclusivamente do Executivo aprovar e sancionar a comissão de prevenção à dependência química. Hoje em dia realizam muitas palestras sobre os malefícios das drogas em colégios, mas só isso não vai resolver. Não temos um Estado que se ocupe muito deste tema. Precisamos mudar esta realidade – afirma o padre.

Programação da Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas

9h30min – Apresentação musical do cantor João Chagas Leite – Abertura do Evento

10h – Palestra e debate com o Dr. Cesar Faccioli, Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, com a participação da Tenente Coronel Nádia Gerhard, diretora do departamento de Justiça desta Secretaria. Público-alvo: poderes públicos (executivo, legislativo, judiciário) dos 26 municípios da Arquidiocese e os demais municípios da Associação dos Municípios da Região Central (AMCENTRO);

14h – Reunião dos presidentes dos Conselhos Municipais sobre Drogas (COMAD – COMEM) existentes no território da Arquidiocese para uma troca de experiência e possíveis ações conjuntas.

15h – Encontro dos participantes dos grupos de AE, AA, NA e outros

· Apresentação do Projeto de Prevenção da cidade de Colorado

· Relato das atividades do Regional Centro do AE

· Relato das atividades do Regional Centro do AA

16h – Encontro dos “graduados” residentes na região, coordenado pelo NARDEN.

Entidades promotoras: Arquidiocese de Santa Maria, Regional Centro do Amor Exigente (AE), Regional Centro dos Alcoólicos Anônimos (AA), Cooperativa Educacional de Cacequi e Núcleo de Apoio e Ressocialização de Dependentes Químicos (NARDEN).

Informações: [email protected] ou (55) 9996-6758.

Plenária Geral de preparação para a Feicoop ocorre domingo (28)

A Plenária Geral em preparação a 22ª Feicoop e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária será realizada domingo (28), às 15h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. Estão convidados para a reunião integrantes de diferentes grupos de Economia Solidária que irão atuar na organização dos eventos.

Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop.

Não esqueça!

O quê: Plenária Geral de Preparação para a 22ª Feicoop

Participantes: Integrantes de grupos de Economia Solidária de Santa Maria e região

Quando: Domingo (28 de junho), às 15h

Onde: Câmara Municipal de Vereadores, Rua Vale Machado, 1415, Centro de Santa Maria

Informações: (55) 3219-4599, (55) 3223-0219 ou (55) 9979-7087

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo