DestaqueEleições 2022

PARTIDOS. Sartori defende que MDB realize prévia, em dezembro, para a escolha do candidato ao Piratini

Sartori é citado por correligionários como potencial candidato a governador

“Precisamos ter um plano para o Rio Grande e o Estado espera nossa grandeza na conjunção de todos os interesses”, disse José Ivo Sartori. Foto Natanel Engel / Divulgação

Por Assessoria de Imprensa do MDB/RS

O quinto encontro da série Caminhos do Rio Grande, realizado na sexta-feira (22), foi aberto com homenagens aos ex-governadores José Ivo Sartori, Germano Rigotto e Pedro Simon. O presidente do MDB/RS, deputado Alceu Moreira conduziu o momento histórico e fez a entrega da revista que traz o compilado das principais ações dos governos do MDB no Rio Grande do Sul, resgatando o importante legado dos líderes emedebistas para o Estado.

Alceu falou da emoção em homenagear uma parte importantíssima da história do partido. “Buscamos o legado conversando com os ex-governadores e o material gerado resultou neste documento de pesquisa”, afirmou, referindo-se à revista que está disponível no site oficial da séria de encontros: http://www.mdb-rs.org.br/caminhosdoriogrande.

Sartori saudou a iniciativa do MDB gaúcho e a coragem em fazer a rodada de encontros para discutir projetos, ideias e o futuro do nosso estado.

“Precisamos ter um plano para o Rio Grande e o Estado espera nossa grandeza na conjunção de todos os interesses”, declarou, mencionado o grande legado emedebista, com atuações transparentes, com responsabilidade fiscal e compromisso social. “O emedebista gaúcho pode ter orgulho”, afirmou Sartori. Citou, ainda, a importância fazer política coletivamente.

Sartori defendeu que o partido realize uma prévia em dezembro para a escolha do candidato do MDB ao Palácio Piratini em 2022. Citado por correligionários como potencial candidato, o ex-governador diz que é favoravel à renovação e que a legenda tem grandes nomes aptos a concorrer.

A figura de Pedro Simon como um exemplo de ética e honradez foi destacada pelo ex-governador Germano Rigotto, ao enaltecer o legado deixado no Piratini. “A história dos nossos governos tem que ser mostrada”, disse Rigotto. Mencionou a amplitude da sigla e falou das votações espetaculares que obteve na região, durante a sua trajetória política, projetando esse apoio recebido para o candidato do MDB ao governo do Estado.

Com participação virtual, o ex-governador e ex-senador Pedro Simon elogiou o trabalho comandando pelo presidente Alceu Moreira, na realização do Caminhos do Rio Grande. Sobre os governos estaduais emedebistas, Simon avalia que os papeis foram cumpridos e que o legado das gestões possibilita uma análise necessária. Em seu pronunciamento, resgatou a influência do partido no resgate da democracia na época da guerra civil.

“Junto ao MDB nacional temos na bagagem por tudo o que fizermos para reaver a democracia que nos haviam roubado”, pontuou Simon.

O ex-governador lembrou que naquela época, quando o país inteiro estava fechado e impossibilitado de fazer reuniões públicas, o Rio Grande do Sul reuniu lideranças e o partido se mobilizou para discutir os rumos do Brasil, a liberdade de imprensa e o fim da tortura, debatendo com representantes de diferentes posições. “Fizemos a nossa parte na hora mais difícil”, declarou, acrescentando que no atual momento que vivenciamos, o MDB continua preparado para defende a democracia, eleger o novo governo gaúcho, com a autoridade de quem sempre fez o seu papel.

Militantes de 69 municípios acompanharam a homenagem, presencial e virtualmente. Logo após foi iniciada a discussão da construção do Plano de Governo e a candidatura ao Governo do Estado com representantes das regiões Campos de Cima da Serra, Encosta Superior do Nordeste, Serra, Vale do Caí e Vinhedos. O encontro, no formato híbrido, também foi acompanhado por centenas de correligionários de todo o estado.

Diferencial
Na continuidade do encontro, o presidente do MDB/RS, deputado Alceu Moreira, mencionou que a construção do plano de governo vem sendo feita há alguns anos, mas o diferencial dessa etapa é a formatação com base no legado, mobilizando militantes e não militantes que podem contribuir nestes tempos absolutamente marcados pela transição do mundo analógico para o mundo digital.

Representando o diretório de Caxias, Paulo Périco foi o anfitrião e deu as boas-vindas declarando-se orgulho pelo fato do município ser berço dos três os ex-governadores homenageados. Também elogiou os encontros: “O que acontece aqui hoje Isso faz jus ao nome do partido: Movimento Democrático Brasileiro”.

Construção do Plano de Governo
O economista e coordenador geral do plano de governo do MDB nacional e estadual, Gustavo Grisa, falou da dinâmica da formatação do plano de governo para o RS. O legado das gestões do MDB no Estado, as conjunturas nacional e internacional e as tendências de mudança de governo no mudo cada vez mais informatizado embasam essa proposta.

A construção do plano inclui encontros macrorregionais, formação de comitês nas 33 coordenadorias regionais e uma pesquisa para definir prioridades, ampliar a convergência com a sociedade e direcionar temas junto aos filiados. A síntese do resultado desse processo irá compor um documento que será entregue na convenção do partido, marcada para 4 de dezembro. Na mesma data será divulgado o candidato emedebista ao governo estadual.

Grisa lembrou que quatro dos nove mandatos concluídos de governador no período de redemocratização gaúcha foram do MDB, com atuações de Pedro Simon (1987 – 1990), Antônio Britto (1995 – 1999), Germano Rigotto (2003 – 2007) e José Ivo Sartori (2015 – 2019 no Piratini. O economista citou os avanços nas áreas sociais, abertura para investimentos internos, reforma estrutural e ajuste fiscal amplo, entre outras contribuições dos ex-governadores.

Grisa informou que a pesquisa virtual Caminhos do Rio Grande pode ser acessada pelo http://www.mdb-rs.org.br/caminhosdoriogrande. Também anunciou que na próxima semana serão lançados vídeos sobre as etapas da construção do plano de governo e sobre o legado emedebista. “ O plano irá contribuir para uma grande vitória e depois para um grande governo”, finalizou.

Empresário fala sobre “A retomada da competitividade do Estado”
Em Caxias, município que é uma das principais economias do estado, voltado ao setor metal mecânico e sede da Mercopar, a maior feira de inovação e negócios da América Latina, o palestrante foi Daniel Randon, CEO das Empresas Randon e presidente do Conselho do Transforma RS. O convidado participou trazendo contribuições técnicas para o debate, com o tema “A retomada da competitividade do Estado” e mediação do ex-governador Germano Rigotto.

A Randon, montadora, autopeças e serviços financeiros e digitais, é modelo em inovação no segmento de soluções para o transporte. São 28 plantas industriais gerando milhares de empregos e presença em mais de 120 países de todos os continentes. Conforme Daniel, a receita bruta é de 12 bilhões (Guidance 2021).

Daniel comentou que a crise que veio junto com a pandemia levou o grupo a uma revisão de conceitos e análises sobre a necessidade cada vez mais veloz de reinvenções. Mencionou a importância do mundo coorporativo e o estado entenderem que, ao contrário do que muitos pensam, automatizar significa gerar empregos. Falou ainda sobre a cultura de colaboração, citando o Instituto Hélice, que reúne 20 empresas e universidades para auxiliar empreendimentos locais a buscar inovação e se reinventarem para enfrentar a competitividade.

“Acreditamos em continuar sempre inovando fazendo o melhor produto”, ressaltou.

O convidado mencionou programa Transforma RS, um hub colaborativo que conecta empresas, universidades, governo e sociedade com o propósito de transformar o Rio Grande do Sul. Transformação essa que passa pelo desafio de encontrar convergência dos pontos positivos para trabalhar, pelo desenvolvimento do empreendedorismo e de projetos para parcerias público-privadas, pelo investimento no turismo. Salientou a necessidade de reconfigurar nossa percepção de educação, agregando as ferramentas digitais, e o potencial de inovação no Estado.

Confira a íntegra da palestra.

Manifestações das lideranças

Dezenas de líderes emedebistas, no segundo momento do evento, tiveram oportunidade de manifestar suas opiniões, entre eles, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, o deputado estadual Carlos Búrigo, e o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gabriel Souza.

Em sua manifestação, Melo disse que o MDB é um partido fiador da democracia, com uma bela história e ressaltou que o diálogo e a construção do plano de governo farão a campanha vitoriosa. “Quem tem projeto governa, estamos cumprindo o contrato que veio das urnas”, declarou fazendo referência ao mandato que exerce na Capital. Um olhar especial para a proteção social, a educação e a região metropolitana foi uma das solicitações feitas por ele. “A questão nacional não pode nos dividir. Nosso partido esteve em todos os governos”, afirmou, acrescentando que o MDB tem todas as chances, tem maturidade e vai trabalho arduamente para vencer as eleições de 2022.

Representante da região, Carlos Búrigo manifestou-se mencionando o legado dos quatro representantes do partido no Piratini, que atuaram para desenvolver políticas públicas e serviços de qualidade. “Foi preciso equilibrar as contas, fazer um estado do tamanho ideal. Para isso nossos governos trabalharam, mas infelizmente, na hora de fazer a colheita desse trabalho a população não nos colocou no governo”, afirmou, falando da expectativa de que nas próximas eleições seja diferente.

O presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza comentou que está no MDB há 22 anos e que nunca tinha visto um evento partidário com tamanha qualidade como o Caminhos do Rio Grande. “Um evento com pessoas de fora da nossa bolha partidária” destacou, elogiando as contribuições técnicas nos cinco encontros realizados, com empresários de destaque mostrando experiências exitosas de empreendedorismo, e, principalmente, falando o que o setor empresarial que gera emprego, renda e riqueza no Estado espera do próximo governo.

Também marcaram presença os presidentes da JMDB-RS, Ivan Maurina, da Associação de Vereadores, Igor Tambara, da Associação de Prefeitos e Vices, Gustavo Stolte, e os coordenadores Maristela Maristela Pessin (Vinhedos), Jonas Soares (Encosta Superior do Nordeste), Cristian Muxfeldt (Vale do Caí), e a prefeito de Bom Jesus, Lucila Maggi, representando a região da Serra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo