CulturaDestaque

CULTURA. Vencedores do “1º Prêmio Maria Cult” serão anunciados nesta quinta-feira. Veja como assistir

São 85 os indicados em 19 categorias em seis segmentos culturais diferentes

Da Maria Cult – Agenda e Produtora cultural / Com foto de Divulgação

Nesta quinta-feira (06/01), às 20h, serão conhecidas as obras e artistas destaques do 1º Prêmio da Maria Cult.  A cerimônia de premiação será realizada de modo virtual, com transmissão simultânea pela página do Facebook da Maria Cult e no Facebook e canal do YouTube da Rede Sina.

A edição de estreia foi lançada no dia 16 de dezembro, pelo projeto de jornalismo Maria Cult, com o objetivo de celebrar a cena cultural independente de Santa Maria. A iniciativa contemplou os segmentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura e Música, somando 85 indicações. Após duas semanas de votação popular, o 1º Prêmio Maria Cult totalizou 34.043 votos, distribuídos em 19 categorias.

PARA SABER QUEM SÃO OS CONCORRENTES AOS PRÊMIOS, CLIQUE AQUI.

“Essa grande marca numérica representa a força, união e engajamento do setor cultural independente de Santa Maria e a necessidade da área por mais reconhecimento e valorização. Além disso, a votação também reforça o quanto a cultura é necessária e fundamental para a sociedade”, destaca a jornalista e co-idealizadora do projeto, Paola Saldanha.

A premiação surgiu com o propósito de ampliar a divulgação e valorizar as produções independentes realizadas em Santa Maria, bem como artistas, produtores e agentes culturais responsáveis pelo desenvolvimento destas obras e ações. Deste modo, a ação não visa a competição, mas a celebração da cultura local.

Foram selecionados para a premiação produções e artistas que se destacaram na cena local, entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021. O período de seleção foi definido com o objetivo de expandir o espaço de divulgação, assim como a variedade de trabalhos e profissionais. Também foi levado em consideração o tempo de acesso às obras e produtores por parte do público votante.

A curadoria foi realizada pelos jornalistas Deivid Pazatto, Fabian Lisboa e Paola Saldanha, integrantes do projeto Maria Cult. A categoria de Literatura contou também com a colaboração do escritor Odemir Tex Jr. “Realizar o ‘1º Prêmio da Maria Cult’ é uma forma de agradecer aos artistas que apoiaram o nosso projeto de jornalismo independente desde o início. Para além de reconhecer o trabalho desses artistas, o Prêmio é um espaço para celebrar e apresentar a diversidade de talentos que Santa Maria tem”, diz o jornalista Deivid Pazatto, co-idealizador do projeto.

Após a cerimônia de anúncio dos vencedores, os escolhidos pelo público receberão um troféu do 1º Prêmio Maria Cult. A entrega ocorrerá neste domingo (9/01), às 19h, no Old School Pub, localizado na rua Coronel Niederauer, 1613. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

1º Prêmio da Maria Cult

Cerimônia de premiação online: dia 6 de janeiro de 2022; Transmissão no FACEBOOK DA MARIA CULT e Rede Sina e no canal do YouTube da Sina

Entrega dos troféus aos vencedores e vencedoras: dia 9 de janeiro de 2022, no Old School Pub, às 19h

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo