Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 18ª Balada Segura entre as 17h e 23h deste domingo (17). As barreiras foram instaladas em dois pontos, uma no sentido Centro-Bairro, e outra no sentido Bairro-Centro, da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. A operação resultou na abordagem de 104 veículos.
Durante a realização da Balada Segura, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para condutores e passageiros. Durante as ações, 22,12% do total dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. De acordo com o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, do total dos condutores abordados, três motoristas não colaboraram com a operação, recusando-se a realizar o teste de etilômetro.
Na operação, também foram abordados quatro veículos com o licenciamento vencido. Foi oferecida a opção para o pagamento dos débitos através de aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Em ações de fiscalização programadas, pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Com o pagamento, o veículo não é removido, dispensando apenas a aplicação da medida administrativa do ART. 230V. Do total, todos os condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa.
Ainda, durante a operação, quatro condutores foram flagrados conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão ou autorização para dirigir, sendo aplicadas as penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e um veículo foi flagrado trafegando sem possuir registro para os devidos fins (veículo de passageiros efetuando transporte de carga remunerado) sendo aplicadas as penalidades conforme o CTB.
A 18ª Balada Segura teve a participação de oito agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Campanha Municipal de Segurança no Trânsito, fez a distribuição de panfletos e orientou os condutores para a prevenção de acidentes no trânsito.
Dados da Operação:
Veículos abordados: 104
Veículos autuados: 23
Veículos recolhidos: 1
Condutor sem CNH: 4
Total de autuações: 30
Testes de etilômetro: 84
Autuados por recusa: 3
Total autuados embriaguez: 3
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.