TRÂNSITO. Controladores anotam queda de 27% nas infrações em setembro: chegaram a 12.151, no total
Já na ação dos agentes de trânsito e Zona Azul, autuações chegaram a 2.134
Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, divulga o balanço das infrações registradas pelos controladores de tráfego e as autuações presenciais efetuadas pelos agentes de trânsito em setembro deste ano. Os dados mostram que, ao longo do último mês, os equipamentos instalados em nove vias do Município (lista completa abaixo, no final do texto, em PDF) flagraram 12.151 infrações de trânsito. Em comparação com os registros de agosto, houve redução de 27,43% no número de infrações aplicadas pelos controladores, ou seja, 4.594 a menos do que no mês anterior. Isso representa que apenas 1,5% dos veículos que circularam por Santa Maria nesse período cometeu algum tipo de infração de trânsito.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a estatística mostra que a redução dos números já era prevista, pois sempre que ocorrem mudanças no trânsito, como é o caso dos controladores de tráfego, que começaram a operar em junho e julho, ao longo dos meses, os números tendem a se estabilizar.
“Além da contenção da velocidade nas vias urbanas de Santa Maria, reforçamos que o nosso compromisso maior está ligado à preservação da vida das pessoas e à segurança no trânsito. Para auxiliar os motoristas, em todas as nove vias foram instaladas mais placas indicativas da velocidade permitida próxima aos controladores, indo além do que prevê a legislação de trânsito. Outro ponto é a presença dos agentes de fiscalização de trânsito e a realização de ações educativas, que seguem existindo em nosso Município com o objetivo de termos uma sociedade ainda mais consciente”, reforça o secretário.
A Avenida João Luiz Pozzobon continua sendo a via com mais registro de infrações. No local, a permissão é de 50 km/h. Das 6,3 mil infrações registradas na avenida, mais de 5 mil foram por excesso de velocidade em até 20% além do limite permitido. Para conscientizar a população da importância da redução da velocidade, em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, a Secretaria realizou uma simulação de acidente na rotatória da Avenida João Luiz Pozzobon. Além disso, ações como a Balada Segura e as blitze educativas e orientativas com a distribuição de material informativo são constantemente feitas pela secretaria.
Os motoristas flagrados pelos equipamentos de controle de tráfego excedendo o limite de velocidade da via, passando no sinal vermelho do semáforo ou parando na faixa de pedestre nesses locais recebem a notificação emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS). As penalidades para essas infrações variam de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e os valores das multas, de R$ 130 a R$ 800 (confira abaixo).
Os controladores de tráfego fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico, sendo a concretização de um projeto moderno e inovador de segurança proposto pelo Executivo Municipal, que contempla também o videomonitoramento de pontos estratégicos de Santa Maria por mais de 800 câmeras com alta tecnologia. A central funciona junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Rua Floriano Peixoto teve 231 autuações de trânsito em setembro
Das 2.134 autuações em setembro registradas por agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e da Zona Azul, a Rua Floriano Peixoto foi a via com registro do maior número de infrações, sendo 231 autuações (confira abaixo).
A irregularidade mais incidente foi condutor ou passageiro não usar cinto de segurança, com 461 registros, seguida de parar ou estacionar em local proibido, com 293 registros, e de conduzir veículo que não esteja registrado ou devidamente licenciado, com 162 registros.
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Não muda nada, mas….e a estatistica dos acidentes? O 1,5% dos veiculos circulantes é cascata, velha história da ‘informação que só eu tenho e ninguém pode verificar, não se sabe a metodologia, etc’. Qual o problema? O mesmo nível de competencia utilizado para instalar os controladores é aplicado para gerenciar o transito da cidade, simples assim.