PrefeituraSanta Maria

CINECLUBE. Prefeitura e ONG Santa Maria Vídeo e Cinema discutem projeto

POSTADO POR Maiquel Rosauro

O Prefeito Cezar Schirmer esteve reunido com os representantes da Ong SMVC, Luiz Alberto Cassol e Luciano Ribas, nesta quinta-feira (11). A pauta do encontro foi a 9ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, que será realizada de 30 de agosto a 04 de setembro de 2010.

Conforme o coordenador do SMVC, Luiz Alberto Cassol, foi um encontro positivo em que já foi possível adiantar uma novidade envolvendo o festival: a realização, durante todo o ano, de sessões itinerantes de apresentação dos curtas-metragens que integram o acervo do Santa Maria Vídeo e Cinema. O novo projeto, “Cineclube SMVC”, pretende levar os curtas para sessões em escolas municipais e diferentes locais do município, que serão sugeridos pela Prefeitura. “A ideia é promover ações do SMVC durante todo o ano e envolver ainda mais a comunidade na proposta do festival de democratizar o audiovisual”, explica Cassol. Ele explica que mais encontros devem ser feitos com a Prefeitura para finalizar a proposta e iniciar o roteiro de sessões.

A reunião ainda serviu para reafirmar a parceria entre a Prefeitura e a Ong na realização do festival de cinema, que também tem a RBS TV na promoção.

Prestação de contas e apresentação da identidade visual do 9º SMVC
No encontro com o Prefeito, os representantes do SMVC entregaram um relatório da edição de 2009 do festival, inclusive com o acervo de todo o material divulgado na imprensa. Também foi apresentada a identidade visual do próximo festival e o tema: Entrefronteiras, uma referência ao Fórum Entre Fronteiras, no qual o SMVC tem sido representado desde a criação. O Fórum nasceu em junho de 2007 no festival de cinema de Oberá na Argentina e hoje é um dos principais encontros para discussão sobre produção audiovisual na América do Sul.

O homenageado nacional do 9º SMVC será Rosemberg Cariry, pseudônimo de Antonio Rosemberg de Moura, escritor e cineasta, que é presidente do Congresso Brasileiro de Cinema.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. então quando se aproximaram dos cavalos, viram que os índios estavam na verdade montados escondidos sobre o dorso dos cavalos, e então massacraram os bandeirantes, menos Rodrigo, que acabou sendo salvo pela bela índia IMENBUÍ, que se apaixonou por ele,…e então a partir daí, surgiu a Lenda da formacão da nossa cidade.

  2. Posso dar uma SUGESTÃO ao pessoal da ONG ? Já que o Prefeito Schirmer pediu para o pessoal do grupo da SMVC divulgar os filmes nas Escolas Municipais, não seria interessante eles mostrarem (e já que a grande maioria dos alunos seiram criancas na idade em torno dos 7 aos 10 anos de idade) a história da formacão ÉTNICO-CULTURAL da nossa cidade? Um exemplo que eu acho muito bacana é do romance da índia IMENBUÍ e do guerreiro português RODRIGO. Conta a lenda, que “…quando bandeirantes portuguêses chegaram próximos ao então “Rio Itaimbé” viram vários cavalos pastando tranquilamente,…resolveram então lacar estes cavalos, para poderem capturar os índios, afim de escravizá-los

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo