EconomiaNegócios

VEÍCULOS. Em 4 anos e cinco meses, 26.068 carros ‘0 km’ foram emplacados em SM. Ou 104 quilômetros

Uma preliminar: historicamente, as revendas autorizadas de Santa Maria (e do Brasil, na verdade) têm um desempenho comercial melhor no segundo semestre. Logo, pode-se apostar que haverá um inevitável acréscimo no número de carros zero quilômetros emplacados na cidade, sobretudo a partir de agosto e, especialmente, nos três últimos meses do ano.

veículos acumuladoDito isto, e com base nos números DIVULGADOS na tardinha passada, pelo sítio, é fácil afirmar que será ultrapassada a marca das 6 mil unidades de carros novos (entre automóveis e comerciais leves). Há quem aposte, mesmo, que será batido o recorde histórico de 2012, quando foram emplacados, em Santa Maria, nada menos que 6.881 “0 Km”.

Isso demonstra, claramente, o quanto está bombando o mercado na boca do monte, terra de salário certo no final do mês (do grande contingente de servidores públicos). Com juro baixo e crédito facilitado, se pode imaginar o caldo de cultura que permite a troca mais rápida do automóvel, por seus proprietários – o que anima (ou desanima, talvez, pelos preços baixos) também o mercado de seminovos.

O fato é que os números falam por si mesmos. Confira apenas a média mensal dos quatro anos anteriores. Em 2009, foram 5.638 unidades (469/mês). Em 2010, com um período sem redução de impostos federais, caiu um pouco: 5.331 (444/mês). Já em 2011 voltou a subir, em patamares superiores a 2009. Foram, há dois anos, 5.783 carros novos, com média de 481/mês. E, em 2012, o boom, com um recorde dificilmente batível: 6.881 unidades emplacadas, e 573 por mês, em média.

veículos maioE agora, em 2013? Conforme os dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), disponíveis nesta segunda-feira, o total acumulado chega a 2.435 novos emplacamentos. A média ainda é subestimada (487 unidades/mês), mas ainda assim só não é maior, por enquanto, que a de 2012. Só em maio foram 502 unidades. Quer dizer, nada indica uma redução.

Apenas como curiosidade: computados os quatro anos passados mais os primeiros cinco meses de 2013, foram emplacados na cidade exatos 26.068 veículos. Ou 491 por mês, na média. Isso quer dizer, computando-se 4 metros de comprimento cada carro, e todos colados um no outro, nada menos que 104 quilômetros. Haja congestionamento.

OBSERVAÇÃO: Nas imagens que ilustram essa nota você tem o desempenho do setor no acumulado do ano e no mês de maio de 2013. Os números totais e por marca.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo