A propósito da medida tomada pelo Governo do Estado, de retorno presencial às aulas, obrigatoriamente, no dia 8, a próxima segunda-feira, o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) teve reunião nesta quinta-feira, com a Secretaria Municipal de Educação. No início da noite, a entidade divulgou nota a respeito do assunto. Esta, que você confere a seguir:
“O inviável retorno presencial na segunda-feira (8/11)
De maneira autoritária mais uma vez o Governador Eduardo Leite impõe sua vontade à revelia da realidade vivida pelas escolas públicas gaúchas. Na mesma lógica, o Prefeito Jorge Pozzobom, aliado político de Leite, acata sem discutir a total inviabilidade de aplicação do decreto em tão curto espaço de tempo, considerando a realidade local.
O novo decreto obriga o retorno presencial para todos os estudantes da educação básica do RS desconsiderando, inclusive, a opinião das famílias. Um retorno sem qualquer benefício pedagógico e a poucos dias do fim do ano letivo que coloca em risco todas as medidas de controle e prevenção adotadas até agora.
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria reforça sua total discordância com essa medida, por entender que os ganhos não superam os riscos para alunos, professores e toda a comunidade. Em reunião realizada hoje (quinta-feira) com a SMED, ficou evidente a fragilidade e a total falta de planejamento sobre a aplicação do decreto. Além disso, não há clareza por parte da prefeitura que professores e professoras não terão suas cargas-horárias desrespeitadas.
Alunos que não puderem retornar presencialmente serão atendidos por quem? Reuniões pedagógicas serão respeitadas? Professoras da Educação Infantil não terão mais tempo para planejamento?
Diretores e diretoras saíram da reunião sem ter suas dúvidas sanada e tendo que aplicar o decreto com apenas a sexta-feira para se organizarem e receber os estudantes e famílias.
Assim sendo, o Sinprosm avaliará quais medidas podem ser tomadas para garantir o direito e resguardar a saúde de professores e professoras, bem como das comunidades escolares.”
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