DestaqueSanta Maria

EVENTO. Esquema especial de trânsito e medidas sanitárias já definidos para a Romaria da Medianeira

Procissão motorizada com a imagem da Nossa Senhora na manhã de domingo

Em preparação para a 78ª Romaria, melhorias na infraestrutura acontecem no Parque da Medianeira (foto Divulgação/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Santa Maria se prepara para a realização da 78ª Romaria Estadual da Medianeira, padroeira do Rio Grande do Sul, que ocorre neste domingo (14). Para receber os devotos, diferentes setores da Prefeitura vão dar apoio na organização do evento religioso, que contará com procissão motorizada, missas e demais celebrações e transmissões online. Por isso, a população deve ficar atenta as alterações no trânsito e para as medidas sanitárias em função da pandemia.

Os preparativos começaram ainda na última semana no entorno do Parque da Medianeira, na avenida de mesmo nome. Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, equipes intensificaram os serviços de corte de grama, limpeza, nivelamento do terreno, pintura de meios-fios e revisão no sistema de iluminação.

PROGRAMAÇÃO

Sendo realizada novamente de forma híbrida, a Romaria Estadual da Medianeira contará com a celebração de duas missas, neste domingo, na Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, sendo às 7h e às 19 horas. É da Catedral que sairá a imagem de Nossa Senhora, às 8h30min, em uma procissão motorizada com o limite de 100 veículos seguindo em direção ao Altar Monumento, no Parque da Medianeira. Para isso, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal vão orientar motoristas.

A Prefeitura reforça que o direcionamento de pedestres deve se dar para o Altar Monumento, onde ocorrerá, às 10h, uma missa campal. O objetivo é evitar aglomeração e a disseminação do vírus da Covid-19. O uso de máscara de proteção de forma correta, tapando nariz e boca, é obrigatório. Em função disso, o acesso ao Parque da Medianeira será limitado. No local, haverá controle de pessoas por meio de contador eletrônico, sendo o limite máximo de 7,3 mil pessoas. No momento em que a ocupação estiver completa, só será liberado novo acesso ao parque quando outras pessoas já tiverem saído. As atividades no local se encerram às 17h, uma vez que haverá missa de hora em fora.

Uma alternativa aos devotos é o acompanhamento de toda a Romaria por transmissão online pela TV Rede Vida e pelas redes sociais da Arquidiocese de Santa Maria e da Basílica da Medianeira.

SEGURANÇA 

Agentes da Guarda Municipal intensificam as rondas periódicas na Avenida Medianeira e no Parque da Medianeira para já garantir a segurança das pessoas. Da manhã deste sábado (13) ao final da tarde de domingo (14), haverá equipes permanentes da Guarda Municipal, que ficarão em dois postos montados em frente à Basílica destinados para os trabalhos de fiscalização, junto com demais órgãos de segurança. Agentes da Guarda também acompanharão o cortejo com a imagem da Mãe Medianeira.

Ainda, para reforçar a importância dos cuidados sanitários neste período de pandemia do coronavírus, os servidores da Patrulha da Máscara vão atuarão durante todo o domingo, com a orientação às pessoas quanto aos cuidados de proteção, uso do álcool em gel e distribuição de máscaras para aqueles que não usam o item.

MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que haverá fechamento em vias de acesso ao Santuário da Medianeira e também em ruas onde a procissão motorizada irá passar. Ainda, para atender a população, haverá alteração nos itinerários do transporte público, bem como instalado um ponto provisório de táxi para prestar o serviço (confira abaixo).

No domingo, a Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro, estará bloqueada no trecho entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires, das 6h30min às 10h. Os acessos a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias, serão bloqueados das 7h30min às 10h. Já os acessos à Avenida Medianeira, entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 7h30min ao meio-dia.

PROGRAMAÇÃO DA 78ª ROMARIA ESTADUAL DA MEDIANEIRA, NESTE DOMINGO

– Na Basílica da Medianeira, a programação de missas começa às 5h e segue até às 18h. O local tem capacidade de até 700 pessoas em cada celebração, seguindo todos os protocolos sanitários e de higiene;
– Ao todo, 100 veículos poderão participar da procissão motorizada, que sairá da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, e acompanhará a imagem de Nossa Senhora Medianeira. A saída será às 8h30min, seguindo até o Altar Monumento, no Parque da Medianeira;
– Os fiéis a pé devem se direcionar ao Parque da Medianeira, de maneira antecipada, para a missa campal, às 10h no Altar Monumento. O acesso ao Parque da Medianeira será somente de pedestres;
– Atenção para o controle do acesso de pessoas. O limite é de 7,3 mil pessoas no Parque e 700 na Basílica. No momento em que a ocupação estiver completa em um dos locais, só será liberado novo acesso quando outra pessoa sair;
– As atividades no Parque da Medianeira encerram-se às 17h. Porém, a última missa será às 18h, na Basílica da Medianeira;
– Haverá transmissão ao vivo pela TV Rede Vida e pelas redes sociais da Arquidiocese de Santa Maria e da Basílica da Medianeira.

DRIVE-THRU

Também no domingo, haverá drive-thru, das 11h às 13h, no pátio da Basílica. A paróquia servirá risoto, churrasco, galeto e salada de maionese. O acesso para a retirada será pelo portão menor do estacionamento, pela Avenida Medianeira, e a saída pela Rua General Osório. Este acesso servirá exclusivamente para a retirada de almoços. Os tíquetes podem ser adquiridos no salão paroquial ou no dia da Romaria.

TRÂNSITO E TRANSPORTE PÚBLICO

Para a procissão motorizada, a população deve ficar atenta para as alterações no trânsito ao longo deste domingo:
– A Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro, estará bloqueada no trecho entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires das 6h30min às 10h;
– Os acessos a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias serão bloqueados das 7h30min às 10h;
– Já os acessos à Avenida Medianeira, entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 7h30min ao meio-dia.

VIAS QUE SERÃO BLOQUEADAS:
– Avenida Rio Branco x Rua dos Andradas
– Rua Venâncio Aires x Rua Floriano Peixoto
– Rua Astrogildo de Azevedo x Rua Floriano Peixoto (ônibus Tancredo Neves e moradores na contramão)
– Rua Professor Braga x Rua Tuiuti
– Rua Tuiuti x Rua Riachuelo
– Rua Riachuelo x Rua Pinheiro Machado
– Rua José Bonifácio x Rua Professor Braga
– Avenida Medianeira x Rua General Neto
– Avenida Fernando Ferrari x Rua João Rolim
– Rua Dezenove de Novembro x Travessa Paraíba
– Rua Paraíba x Travessa Paraíba
– Rua Doze de Outubro x Rua José Carlos Kruel
– Rua Floriano Peixoto x Rua Vinte e Quatro de Fevereiro
– Rua Marquês do Herval x Rua Dom Pedro II
– Rua Heitor Campos x Rua Dr. Theodorico
– Rua General Osório x entrada do Residencial Madre Paulina
– Avenida Medianeira x Rua Visconde de Pelotas
– Rua Visconde de Pelotas x Rua Inconfidentes
– Rua Barão do Triunfo x Rua Farrapos
– Rua Duque de Caxias x Rua Felipe de Oliveira
– Rua Floriano Peixoto x Rua Felipe de Oliveira

PONTO PROVISÓRIO DE TÁXI:
– Será instalado um ponto de táxi provisório na Avenida Medianeira, entre a Rua Duque de Caxias e a Travessa Medianeira. O horário será das 7h30min às 12h30min.

TRANSPORTE COLETIVO:
– Os pontos de embarque e desembarque localizados na Avenida Rio Branco a partir da Rua dos Andradas até o final da Rua Acampamento, estarão desabilitados das 7h30min até as 10h, em virtude do bloqueio no trecho. Por isso, os ônibus das linhas Sul e Oeste, que saem do Centro, a partir do terminal do Colégio Estadual Manoel Ribas (Maneco), e trafegam pela Avenida Rio Branco, no sentido Centro-Bairro, converterão à direita na Rua dos Andradas, à esquerda na Rua Floriano Peixoto, seguir pela via e converter à direita na Avenida Presidente Vargas. Já as linhas para o sentido Oeste, em direção ao Bairro Camobi, saem do Maneco, após trafegam pela Avenida Rio Branco, convertem à esquerda na Rua Silva Jardim, à direita na Rua Benjamin Constant, à esquerda na Rua Bento Gonçalves, à direita na Rua Pinto Bandeira, à esquerda na Avenida Dores e seguem até o bairro;
– Após as 10h, os ônibus que saem do Centro em direção à Basílica, a partir do Maneco, descem a Avenida Presidente Vargas, Avenida Ângelo Bolson e Avenida Medianeira. Para as pessoas que estiverem na Basílica e desejam retornar ao Centro, o ponto de embarque será na Avenida Medianeira, em frente a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, conversão à esquerda na Rua Visconde de Pelotas, segue via Avenida Presidente Vargas e retornam até o Maneco;
– As demais linhas onde existe um adensamento maior da população terão reforço para receber com o maior conforto os usuários advindos da Basílica da Medianeira. A secretaria lembra, ainda, aos passageiros que utilizarem a linha que circula pelas proximidades da Basílica, poderão fazer uso da integração, dentro do horário estabelecido;
–  No período das 7h30min até as 10h, será desabilitada a parada do transporte coletivo que fica na Avenida Dores, em frente ao supermercado da Rede Vivo. Após este horário, será normalizado o tráfego dos ônibus;
– Os veículos do transporte coletivo que saírem do Centro em direção a Basílica, estarão identificados no para-brisas como Romaria.
*Ainda com possibilidades de ajustes, conforme houver necessidade

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo