Destaque

ELEIÇÕES. Chapão de centro-direita confirmado. E deve ir além da aliança liderada por Pozzobom/Cechin

Jorge Pozzobom é o pré-candidato a prefeito e Sérgio Cechin a vice. Eles devem liderar um “chapão” de centro-direita, com outras siglas
Jorge Pozzobom é o pré-candidato a prefeito e Sérgio Cechin a vice. Eles devem liderar um “chapão” de centro-direita, com outras siglas

A decisão tomada pelo Partido Progressista agora à noite, e que encerrou longo período  de negociações políticas, vai bem além da mera adesão da sigla que compôs com o PMDB nos últimos oito anos. É uma espécie de retorno às origens e a criação de um grupo ideológico bastante claro de centro-direita. Sérgio Cechin, decidiram os pepistas, no seu Diretório, não será mais candidato a prefeito. Comporá com Jorge Pozzobom, do PSDB, como concorrente a vice.

Há até quem diga que isso pode se modificar mais adiante. Afinal, falta a confirmação em convenção. Mas que não muda o principal: PP e PSDB juntos. E não estarão sozinhos, nesse chapão bem nítido ideologicamente. O Partido da República, que abriu mão de concorrer em faixa própria, com Paulo Ceccim, já aderiu. A qualquer momento, reunião de diretório do Democratas (DEM) deverá tomar a mesma decisão.

No intrincado jogo de negociações, não está em jogo apenas a eleição majoritária. Segundo o editor apurou, a ideia é formar um bloco suficientemente monolítico para garantir, também, uma forte bancada no Legislativo. Assim é que os partidos coligados na chapa majoritária devem apresentar-se em duas alianças distintas no pleito proporcional.

O PSDB e o PR devem compor um dos lados desse tabuleiro. O outro contaria com PP e DEM e, talvez, outras siglas que venham a aderir ao conjunto e à dobradinha Pozzobom/Cechin.

OS OUTROS LADOS

É evidente que a definição da chapa tucano-pepista, com a virtual participação de outras siglas à direita, também provoca modificações importantes no cenário, em função dos outros candidatos. Como parece bastante claro que o grupo mais conservador, liderado pelos partidos minúsculos e tendo na dianteira o Solidariedade (Jaderson Maretoli) e o PSC (Adão Lemos), não abrirá mão de sua estratégia, e também, contrariando o que muitos imaginam, o PPL de Werner Rempel estará mesmo na disputa, a expectativa se volta para os outros competidores.

Poucos acreditam, mesmo dentro do PC do B, na manutenção da candidatura de Tiago Aires. O mais provável é negociarem politicamente uma posição no grupo que será liderado pelo PT de Valdeci Oliveira. Mas ainda não está fechado. Da mesma forma, a Esquerda-Esquerda deve confirmar Alcir Martins, do PSOL, como o seu candidato.

O PDT segue, por enquanto, na sua posição de tentativa de se infiltrar no grupo da frente para ser o diferente e, por que não (pensam seus articuladores), ser o diferente e chegar ao segundo turno.

Enquanto isso, o chapão governista, idealizado em vários palácios e muitas conversas, acabou se reduzindo a uma chapa bastante significativa. Mas não do tamanho projetado. O PP, aparentemente, fugiu ao roteiro. De maneira que, ao que tudo indica, se confirmará mesmo a aliança PSB/PMDB, com a dobradinha Fabiano Pereira/Magali da Rocha. Como aliado principal dessas duas siglas há o PTB. E ouras siglas menores.

A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O PP, sem Farret, não mete medo em ninguém, tão fazendo tanto barulho por nada, porque não vai com candidatura própria, eu sei porque num segundo turno não vão poder barganhar cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo