Da Assessoria de Imprensa do MDB/RS (com acréscimo claudemiriano)
O MDB gaúcho reuniu, em Santa Maria, correligionários de 57 municípios de cinco regiões para a 6ª edição da série Caminhos do Rio Grande. O encontro realizado nesta sexta-feira, 29 de outubro, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, contou com a presença de representantes das coordenadorias do Centro do Estado, Centro Serra, Quarta Colônia, Fronteira Oeste e Vale do Jaguari. A construção do plano de governo que a legenda apresentará aos gaúchos e o amadurecimento do debate em torno do nome do candidato para a eleição de governador do Estado foram as pautas do encontro.
Conduzida pelo presidente do MDB-RS, deputado federal Alceu Moreira, a atividade teve a participação de deputados estaduais e federais, entre outros líderes. Na abertura, o presidente lembrou que o partido sempre promoveu os espaços para manifestação de seus líderes, mas salientou que a série Caminhos do Rio Grande possue um importante diferencial: acontece de forma híbrida, acompanhando os avanços da tecnologia e as novas possibilidades de comunicação do mundo digital, resultado da evolução do mundo analógico, acelerada pela pandemia.
“Percebemos que os encontros anteriores eram bons, mas não eram suficientes”, afirmou, destacando as contribuições técnicas de filiados e não filiados na construção do plano de governo que será apresentado aos gaúchos durante a campanha eleitoral em 2022. “Um plano de governo nascido dos poros do partido”, completou Alceu.
A presidente do MDB de Santa Maria, Magali Marques da Rocha, também deu as boas-vindas aos militantes presenciais e virtuais. Agradeceu a participação de todos e declarou-se feliz pela realização de “mais uma etapa de um projeto vitorioso para o MDB em 2022”…
…Reflexões para um Rio Grande melhor
A cada encontro, o Caminhos do Rio Grande tem espaço para contribuições técnicas e reflexões voltadas para a transformação do nosso Estado em um lugar melhor para se viver, mais sustentável e mais atrativo ao empreendedorismo. Nesta 6ª edição, os convidados foram o empresário Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio, e o ex vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, que foi executivo do Grupo Ipiranga por mais de 30 anos, e é proprietário da Reconquista Agropecuária, onde atua como agricultor e pecuarista há mais de 40 anos.
Argenta, que retornou ao partido recentemente, falou das ações bem-sucedidas da Calçadaos Beira Rio, empresa formada por várias marcas, líder no segmento calçadista, com todas as suas unidades instaladas no Rio Grande do Sul e com produtos presentes em mais de 90 países…
Cairoli, que foi vice-governador do Rio Grande do Sul na gestão de José Ivo Sartori, falou da sua experiência na política partidária abordando o tema “Como fazer do Rio Grande do Sul um estado mais competitivo”.
Cairoli mencionou que o Governo Sartori atacou a burocracia, citando o Proa, programa que deu fim aos processos administrativos em papel. Lembrou também que a Junta Comercial Digital reduziu de 90 dias para 5 dias o tempo para a abertura de empresas no Rio Grande do Sul, com 18 milhões de documentos digitalizados em dois anos. “Isso é parte do legado de um governo que, desde o primeiro dia, olhou menos para si e mais para a sociedade”, sustentou Cairoli…
…Ato político
Após as palestras, a 6ª edição da série Caminhos do Rio Grande abriu espaço para o ato político, com manifestação inicial do coordenador do MDB na região Centro do Estado, Anderson de Lima Pulhese, que falou em nome dos representantes das cinco coordenadorias que integraram o encontro. Com o partido mobilizado, Pulhese registrou que a edição de Santa Maria foi o encontro com o maior número de participantes, cerca de 700 correligionários. “Nosso partido realizou feitos históricos. Somos capazes de apresentar soluções”, observou Anderson em defesa da candidatura da legenda ao Palácio Piratini em 2022.
O deputado estadual Beto Fantinel declarou que prevê uma caminhada com vitória no próximo ano, relembrou o legado de transformações no Estado com os quatro governos do MDB. “Iniciamos um debate profundo sobre a estrutura do Estado”, disse enumerando ações como a extinção de 11 autarquias do RS e o início dos estudos das privatizações. Pensando na continuidade desse legado, destacou que o partido tem fortes nomes aptos a se candidatarem ao Governo do Estado.
O ex-governador Germano Rigotto elogiou o Caminhos para o Rio Grande e avalia que com essa iniciativa “o partido está pavimentando o caminho para uma grande vitória. “Nosso MDB, que elegeu quatro governadores, se encaminha para eleger o novo nome para mais quatro anos”, disse defendendo prévias para anunciar um nome até março.
O secretário de Planejamento da Prefeitura de Porto Alegre, Cezar Schirmer, falou da urgência de refletir sobre o novo significado e sobre o que a população espera de um partido político. “Precisamos, antes e acima de tudo, compreender o papel de um partido político”, enfatizou, mencionando que os partidos políticos no mundo inteiro estão sendo contestados porque não estão identificados com os anseios da população. Comentou que uma nova realidade está sendo construída no mundo, com novas tecnologias, novas exigências. “Eu não abdiquei dos meus sonhos de juventude”, disse ao comparar os tempos atuais com a sua juventude falando do MDB como instrumento de mudança…
…Presenças
A sexta edição da série Caminhos do Rio Grande contou com a participação também do ex-governador Germano Rigotto, dos deputados federais Giovani Feltes e Osmar Terra, dos deputados estaduais Clair Kuhn, Gabriel Souza (presidente da Assembleia Legislativa), Patrícia Alba (presidente do MDB Mulher), Tiago Simon, do secretário de Estado, Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), do ex-vice-governador José Paulo Cairoli, do secretário de Planejamento da Prefeitura de Porto Alegre, Cezar Schirmer e do empresário Roberto Argenta.
Também marcaram presença os presidentes da JMDB Nacional, Norton Soares, da Associação de Vereadores, Igor Tambara, e da Fundação Ulysses Guimarães do RS, Guto Scherer, e o coordenadores Anderson de Lima Pulhese (Centro do Estado), Carlos Roberto Ravanello (Centro Serra), Beto Ghisleni (Quarta Colônia), Ender Del Olmo (Vale do Jaguari) e Adão Carlos (representando a região da Fronteira Oeste).
Na plateia online estiveram o ex-ministro Luis Roberto Ponte e o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ACRÉSCIMO CLAUDEMIRIANO (do editor): afora o discurso unitário, e não se poderia esperar outro, depois do encontro, é fato que o MDB gaúcho tem questões a resolver.
A principal delas é quem poderá ou não ser candidato ao governo em 2022, que não seja José Ivo Sartori (se ele confirmar, meeesmo, que não concorre).
A outra é aparar minimamente as arestas entre seus grupos, que vão desde os que defendem a candidatura própria até o grupo bolsonarista (que reúne inclusive históricos da sigla), que pensa em articular chapa apoiano o pepista Luiz Carlos Heinze.
Assim, afora a pujança do encontro santa-mariense, há contradições a ser resolvidas. E elas não são poucas nem fáceis.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.