Artigos

Café com charme – por Bianca Zasso

Tomar café da manhã em Nova York pode ser o sonho de muita gente por aí. Mas tomar café da manhã com estilo tornou-se o sonho de muitas mulheres depois que uma moça bonita e talentosa protagonizou uma das cenas mais famosas do cinema mundial. De ressaca, a prostituta Holly Golightly admira a vitrine da Tiffanys, uma das mais famosas joalherias do mundo, sorvendo um café preto e degustando um pãozinho. Mesmo que nunca assistiu à Bonequinha de Luxo, conhece esta imagem que virou um produto pop, estampada em camisetas e pôsteres.

Inspirado em uma novela escrita por um dos cânones do jornalismo literário, o americano Truman Capote, o filme tem direção de Blake Edwards, um mestre na arte de criar comédias inteligentes. Para viver a protagonista foi chamada a belga Audrey Hepburn, já famosa em Hollywood por ter conquistado o Oscar de melhor atriz logo em sua primeira atuação, no filme A princesa e Plebeu, de William Wyler. O ano era 1961 e, por mais que o tempo fosse de revoluções, tanto na arte como na sociedade, a história de Capote passou por algumas mudanças antes de ganhar as telonas.

A vida louca vida de Holly, retratada no livro com um quê de amargura, foi transportada para o cinema de uma forma leve, perspicaz e elegante, bem ao gosto de Edwards. Audrey também colaborou para as alterações: sua elegância e sua fama de boa moça não podiam ser abaladas por uma personagem que ganha a vida vendendo o corpo. Logo, Bonequinha de luxo não apresenta nenhuma cena explícita de prostituição, apenas dá a entender que Holly ganha a vida acompanhando ricaços solitários.

A rotina de festas, bebidas em excesso e roupas chiques é um dos charmes do filme. A cena da festa na casa Holly é composta de situações malucas, num clima nonsense que combina muito com a anfitriã, que vê sua vida mudar completamente quando ela conhece seu novo vizinho, Paul, interpretado pelo belo George Peppard, um escritor fracassado que é sustentado pela amante. Enquanto tenta escrever seu tão sonhado romance, Paul se envolve com Holly e o jeito maluquete da garota conquista seu coração.

Daí vem a pedra no caminho: será que vale a pena abandonar a amante e perder uma gorda mesada em nome do amor? Enquanto Paul parece disposto a largar a boa vida, Holly se mantêm firme em sua decisão de arranjar um marido milionário. Mas segredos nada glamorosos serão descobertos e tanto o romance como os planos de enriquecer por meio do matrimônio podem ir por água abaixo.

Bonequinha de luxo, mais do um ícone pop, é uma comédia romântica sagaz, como há muito tempo o cinema americano não faz. Fica a dica: antes de sair por aí achando Audrey Hepburn apenas mais uma linda e maravilhosa diva, assista a produção de Blake Edwards e se encante com a atriz esbanjando doçura ao cantar Moon River sentada na janela de seu apartamento. Daquelas cenas que mudam o nosso dia para melhor.

Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany’s)

Ano: 1961

Direção: Blake Edwards

Disponível em DVD e Blu-Ray

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo