DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Deputado cobra uma “solução definitiva” para instabilidade no Hemocentro Regional de SM

Promessa é que não haveria fechamento nem o atendimento reduzido. Mas...

Valdeci Oliveira, na Comissão de Saúde da Assembleia: “nada de concreto aconteceu ainda” (Foto Reprodução/Agência ALRS)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

O deputado Valdeci Oliveira (PT) voltou a cobrar, durante reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, uma solução definitiva, por parte do governo do estado, para o Hemocentro Regional de Santa Maria, responsável pela coleta, armazenagem e fornecimento de sangue e derivados a hospitais do município e de outros 14 que prestam atendimento a 40 cidades na Região Central do Estado.

“Há uma insegurança muito grande em relação ao que de fato irá ocorrer, tanto por parte dos servidores como das comunidades que dependem dessa importante unidade de saúde. Já se passaram cinco meses da audiência pública por nós solicitada e realizada pela CSMA, quando nos foi garantido que o Hemocentro não seria fechado nem o seu atendimento reduzido ou precarizado. E nessa mesma audiência, foi assegurado que ocorreria, em breve, a assinatura de um novo convênio entre o Estado e a Universidade Federal (UFSM), que permitiria a continuidade ampla e completa de sua atuação. Só que nada de concreto aconteceu ainda”, assinalou Valdeci, lembrando que a criação do Hemocentro em 2008 veio justamente para preencher uma carência muito grande que havia neste setor.

Diante do impasse e da falta de informações relatadas por Valdeci, a Comissão irá oficiar, por escrito, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que preste esclarecimentos à CSMA quanto ao andamento do processo do novo convênio e uma data para sua formalização. “Embora acredite que o diálogo sempre será a melhor forma de equalizarmos os problemas, permanecemos vigilantes e continuaremos cobrando uma solução. As populações de Santa Maria e região não podem ficar descobertas em relação a esse tipo de atendimento. Qualquer medida que venha em sentido contrário será um retrocesso inaceitável”, avalia o parlamentar.

Casa de Saúde
Na mesma reunião, Valdeci compartilhou com os demais integrantes do colegiado o encaminhamento positivo dado pela SES a uma demanda por ele encaminhada e que dizia respeito à suspensão, ocorrida na semana passada, dos atendimentos de urgência em traumato-ortopedia realizados pela Casa de Saúde de Santa Maria.

Segundo Valdeci, os procedimentos deverão ser retomados nos próximos dias.  Isso foi confirmado durante encontro entre a titular da SES, secretária Arita Bergmann, e a diretora da Casa de Saúde, Liliane Pereira. “Nós comemoramos esse desfecho, pois logo que soubemos da interrupção dos procedimentos, entramos em contato com a secretária para pedir prioridade na resolução desse problema e para reforçar a importância do serviço para a comunidade”, destacou Valdeci, frisando seu reconhecimento ao empenho da secretária. “Essa é uma notícia muito importante, pois havia uma grande preocupação junto à rede hospitalar de toda região se a Casa de Saúde não tivesse como bancar esse tipo de serviço especializado, que totaliza mais de mil atendimentos mensais”, explicou o parlamentar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo