Artigos

30 anos da Nova Santa Marta: avanços e conquistas para celebrarmos – por Jorge Pozzobom

O articulista e uma ocupação que virou hoje um bairro com 25 mil moradores

Prefeito Jorge Pozzobom em uma das entregas de CDRUs para os moradores do bairro Nova Santa Marta (foto Alex Caceres/Prefeitura)

Alto da Boa Vista, Pôr do Sol, 10 de Outubro, Marista, 18 de Abril, Núcleo Central e 7 de Dezembro. Hoje, essas sete vilas dão forma aos 2,0714 km² do bairro Nova Santa Marta, localizado na Região Oeste de Santa Maria. Mas, há 30 anos, essa área fazia parte da então Fazenda Santa Marta, que começou a ser ocupada pelas primeiras famílias no dia 7 de dezembro de 1991, data que acabou dando nome a uma das suas vilas.

De lá para cá, muita coisa mudou. A ocupação ganhou status de bairro com a cedência, ao município, da área desapropriada pelo Estado e, desde então, o local vem passando pelo processo de urbanização e regularização fundiária. E, neste 7 de dezembro de 2021, chegamos a três décadas de uma história marcada pela resistência, pela luta por moradia e pela bravura das cerca de 25 mil pessoas que habitam o bairro Nova Santa Marta.

Para marcar a data, a Prefeitura de Santa Maria, junto com a comunidade do bairro, deu início, no último sábado (4), a uma vasta programação com mais de 20 atividades que serão realizadas na Nova Santa Marta até o dia 12 de dezembro. Programamos feiras, apresentações artísticas, passeio de trenzinho do Natal e atividades de esporte e lazer, além de outras atrações (a programação completa está disponível em http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/24215-prefeitura-divulga-programacao-que-comemora-o-aniversario-de-30-anos-do-bairro-nova-santa-marta).

A maioria das ações ocorrerá na Escola Marista Nova Santa Marta e na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Sandra Feltrin. Na Praça CEU, inclusive, uma placa alusiva aos 30 anos da Nova Santa Marta será inaugurada neste dia 7.

Na mesma data, a Escola Marista Santa Marta vai receber o Termo de Permissão de Uso do município. A área onde está a instituição é de propriedade da Prefeitura e, com a cedência, a escola terá segurança jurídica para dar continuidade ao importante papel educacional e social realizado no bairro. O termo vale por 30 anos.

Essa celebração é muito significativa porque marca as conquistas dos milhares de moradores daquela área. Conquistas essas que vão desde as melhorias nas condições de infraestrutura do bairro, como abastecimento de água e energia elétrica, abertura e pavimentação de vias, à dignidade de quem tem uma moradia no local e recebeu ou está por receber a sua tão sonhada Concessão de Direito Real de Uso, as chamadas CDRUs, que equivalem à escritura do imóvel.

Desde que começamos a entregar as CDRUs para os moradores da Nova Santa Marta, em junho de 2020, 3.404 pessoas já receberam o documento que representa muito para elas. É a dignidade que vem acompanhada de um direito assegurado pela Constituição Federal, o direito a moradia. E, neste 7 de dezembro, vamos entregar as concessões a mais 100 moradores do bairro.

Diante de tudo isso, de uma história que completa 30 anos, temos muito a celebrar e um caminho pela frente para seguir trabalhando por avanços para o bairro e para a comunidade da Nova Santa Marta. Parabéns a todos que fizeram parte dessa trajetória!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo