Artigos

As mulheres, os cães e a vaca – por Bianca Zasso

Dois faroestes que ajudam a garantir 2021. E ambos dirigidos por mulheres

Meu perfil na rede social Letterboxd, onde as pessoas compartilham os filmes que assistem, suas opiniões e listas, informa que neste 2021, que já está se encaminhando para o seu final, esta que vos escreve assistiu pouco mais de 45 filmes.

É um número minúsculo para mim, que me coloco diante das telas por amor e por trabalho há quase 15 anos, mas também é um retrato de novos ciclos. Puerpério e pandemia colaboraram para as poucas sessões, mas acredito que fiz mais do que imaginava conseguir no meio do furacão que vivenciei.

Pois bem, é chegada a época das escolhas, onde revistas especializadas, sites, jornais e até o seu vizinho que passou o ano calado resolvem listar os seus preferidos do ano. Como não pude acompanhar as estreias como antigamente, seria injusto falar que tal produção é o melhor lançamento do ano. Mas dois filmes merecem estar aqui por terem não apenas proporcionado momentos incríveis de cinefilia, mas por tratarem-se de Cinema com um C muito maiúsculo.

First Cow, dirigido pela norte-americana Kelly Reichardt, é um faroeste ambientado em 1820, e aborda a exploração dos primeiros territórios dos Estados Unidos a partir da amizade e do empreendimento de dois amigos, o cozinheiro Cookie Figowitz (o ótimo John Magaro) e o forasteiro chinês King Lu (Orion Lee).

Há também uma vaca no elenco, primordial para o desenvolvimento da trama e uma espécie de metáfora do capitalismo e de como a sede por poder domina os humanos há muitos séculos.

Reichardt comanda a história com ritmo cadencioso, diálogos inteligentes e uma delicadeza que contrasta com a rusticidade dos homens envolvidos na história. A natureza é potente e as almas são únicas. First Cow transita entre essas duas coisas com maestria, algo que a diretora já havia feito no tocante Wendy and Lucy, de 2008.

Ataque dos Cães, assinado pela neozelandesa Jane Campion, chegou a plataforma Netflix no dia 1º de dezembro e, desde lá, não se fala em outra coisa. É uma tristeza que a maioria dos espectadores, por comodidade ou escolha, irá assistir essa preciosidade em uma tela precária para sua beleza.

São outros tempos, mas não se pode negar que estamos diante de um (outro!) faroeste onde a paisagem foi criada para a apreciação em uma boa sala de cinema. As montanhas são gigantes, parecem abraçar os habitantes da Montana de 1925. Ou engoli-los.

Benedict Cumberbatch está soberbo como o protagonista Phil, um homem bruto com segredos muito mais profundos do que seus preconceitos anunciam. A chegada de Rose, interpretada com primor por Kirsten Dunst, a nova esposa de seu irmão, e de seu filho Peter causam uma tempestade de danos irreversíveis para ambos os lados.

E é o momento em que o jovem Kodi Smit-McPhee brilha como poucos de sua geração, a ponto de bater de frente com Phil nas sutilezas, bem ao gosto do cinema de Campion, responsável pela obra-prima O Piano.

Dois faroestes, duas mulheres na direção. 2021 foi um ano confuso, triste e com pequenas doses de esperança, ainda que com efeito de curto prazo. Perceber que o cinema viveu seus melhores momentos por meio de um gênero que muitos consideravam morto e enterrado uma centena de vezes desde os anos 60 e que quem estava por trás deles eram duas diretoras que conhecem como ninguém os clássicos, mas não abrem mão de colocarem sua assinatura em cada frame, é regozijador.

First Cow tem aura de western revisionista, do tipo que levaria a assinatura de Arthur Penn em outros tempos. Ataque dos Cães tem homenagens claras aos planos do diretor John Ford já em sua abertura e não abre mão de fazer das imagens uma extensão dos corpos dos personagens.

Ford, aliás, dizia que a coisa mais bela que se pode mostrar em uma tela de cinema é um rosto humano. Reichardt e Campion o fizeram como poucos. 2021 valeu a pena, apesar dos pesares. O gênero americano por excelência salvou o ano. Viva a poeira do oeste esculpida por mãos femininas.

First Cow

Ano: 2019 (Lançamento em 2021)

Direção: Kelly Reichardt

Disponível na plataforma Mubi

Ataque dos Cães (The Power of the Dog)

Ano: 2021

Direção: Jane Campion

Disponível na plataforma Netflix

(*) Bianca Zasso, nascida em 1987, em Santa Maria, é jornalista e especialista em cinema pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Cinéfila desde a infância, começou a atuar na pesquisa em 2009. Habitualmente, seus textos podem ser encontrados aqui às quintas-feiras.

Observação do Editor: as fotos que ilustram este texto são de Divulgação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo