DestaqueSanta Maria

ASSEMBLEIA. Valdeci se despede da Comissão de Saúde e pede um convênio formal com Hemocentro

Deputado deixa o colegiado para ser o Presidente do Legislativo em 2022

Valdeci: esperança de convênio do Hemocento Regional de Santa Maria ser firmado ainda antes do final do ano (foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Na última reunião ordinária do ano da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira, 15, o deputado Valdeci Oliveira (PT) fez um novo apelo ao governo estadual para que este concretize a assinatura do convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com vistas a assegurar o funcionamento do Hemocentro Regional, com sede no município.

“Sinceramente espero que, pelo empenho da secretária Arita Bergmann e da sua equipe, se possa garantir esse convênio antes do Natal ou do final de ano para que isso represente uma espécie de presente a Santa Maria e toda a Região Central do estado. É uma ação muito importante, fundamental e que estamos aguardando já há alguns meses”, disse Valdeci.

Desde o mês de maio, quando surgiram os primeiros indícios de que a unidade corria risco de ter suas atividades precarizadas, o parlamentar vem insistindo no tema na própria CSMA, seja com manifestações quase que semanais a respeito do assunto, seja com a realização de audiências e reuniões que contaram com a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil – imprensa, câmara de vereadores e entidades que militam na causa da saúde pública.

“Aguardamos com muita ansiedade por essa possibilidade, já que a área da coleta e processamento do sangue é crucial para as políticas e para os atendimentos na saúde pública “, frisou.

A preocupação do parlamentar aumentou agora, pois a discussão acerca do novo convênio já vem desde o final do primeiro semestre deste ano. “Há sete meses que estamos nessa luta e há sete meses que o governo nos assegura que o fechamento ou a redução dos serviços do Hemocentro Regional não passavam de boatos. Mas o que vimos nesse período é que a preocupação da comunidade tem motivos para existir. Sem um convênio devidamente assinado pelas partes – estado e UFSM -, que substitua o anterior, que perdeu a validade já tem meses, o caminho natural é a redução ou precarização dos serviços. Só um novo convênio trará a segurança da permanência do funcionamento do Hemocentro Regional”, alerta o parlamentar.

Além de Santa Maria, o Hemocentro, criado em 2008 justamente para suprir a grande deficiência na produção de hemoderivados vivida pelos hospitais do Centro do estado, atende a mais de uma dezena de unidades de saúde que prestam atendimento às populações de outros 39 municípios.

“As informações que nos chegam do governo do Estado é que a formalização do novo convênio ‘ está nos finalmente`. Pois que o desfecho, então, ocorra ainda em 2021”, afirma Valdeci.

Despedida

Na reunião do colegiado, Valdeci também aproveitou para se despedir dos colegas que integram a CSMA, pois, a partir de 31 de janeiro próximo, o parlamentar irá presidir a Assembleia Legislativa durante todo o ano de 2022. Desde que assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2011, Valdeci é membro efetivo da Comissão, tendo sido presidente do colegiado entre 2015 e 2016.

“Foi um aprendizado muito grande, uma experiência que vou levar para toda a vida, um período em que tive muitos parceiros e parceiras na defesa do SUS, da vida, do meio ambiente, da cidadania e das pessoas que precisam da atenção do poder público”, pontuou o parlamentar.

“Aqui nesta Comissão muita luta fizemos pelo Hospital Regional de Santa Maria, pela Casa de Saúde, pelas vacinas, pelo enfrentamento da covid-19 e pelo próprio Hemocentro. Saio com saudades e com o compromisso de, na presidência do Parlamento, dar todo o apoio necessário para que a Comissão de Saúde continue sendo uma referência para a sociedade gaúcha”, finalizou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo