CulturaDestaque

DANÇA. Royale fecha o ano com apresentação de espetáculo em alusão à trajetória ferroviária de SM

100 alunos no vídeo da ONG que promove a inclusão social através do ballet

100 estudantes participam do vídeo de final de ano da ONG que promove a inclusão social através do ballet (foto Divulgação)

Por Letícia Sarturi Isaia / Da Veleiro Conteúdo Criativo

A Royale Escola de Dança e Integração Social apresenta no neste sábado (18), o  tradicional espetáculo de final de ano. Neste ano, ele será lançado através de vídeo divulgado no canal da ONG no Youtube, às 20h, com a temática: “Próxima Estação: Santa Maria. Um percurso na história”.

A iniciativa tem apoio do Criança Esperança e conta com a participação de 100 estudantes da Escola e integrantes da Royale Companhia de Dança. As gravações ocorreram nos meses de Novembro e Dezembro em locais de relevância histórica e patrimonial para a cidade: a Gare da Estação e a Vila Belga, além do Espaço Cultural Victorio Faccin (TUI).

“Sempre trabalhamos a temática de acordo com as demandas e cotidiano dos alunos, pois nossa metodologia é baseada em Paulo Freire. Então, foi importante resgatarmos a história de Santa Maria, que é ligada a ferrovia, bem como sobre a importância de preservarmos nosso patrimônio”, comenta a diretora da ONG, Daniela Nascimento.

O vídeo encerra as ações anuais da escola de dança, que em 2021 lançou uma campanha de financiamento coletivo mensal para auxiliar a custear as despesas, como aluguel da sede e bolsa auxílio para educadoras e demais profissionais da ONG. Ela está disponível na plataforma Apoia.se.

SOBRE A ROYALE

A Royale Escola de Dança e Integração Social é uma ONG santa-mariense de formação social a partir do ballet. Há 23 anos, ela utiliza a dança como agente motivador do desenvolvimento das potencialidades e de inclusão social, cultural e educacional entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, moradoras de regiões periféricas da cidade.

A iniciativa atende gratuitamente a mais de 180 estudantes e integra ações multidisciplinares – Oficina Dança Cidadã, Oficina de Apoio Pedagógico, Oficina de Artes Visuais, Apoio Psicológico – que tem o Ballet Clássico como eixo temático central, a fim de integrar o conhecimento corporal ao conhecimento intelectual e a percepção de si mesmo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo