CulturaDestaque

MEMÓRIA VIVA. Com histórias do Arquivo Histórico, ‘websérie’ sobre Santa Maria será lançada sábado

Objetivo: valorizar o patrimônio cultural e repor memórias conhecidas ou não

Obra “Memória Viva” será exibida no sábado, dia 17, na sede do Arquivo HIstórico Municipal, às 15h (Foto Reprodução/Facebook)

Por Pedro Pereira

Neste sábado (17), às 15h, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria irá promover o lançamento da websérie “Memória Viva”, produzida com o objetivo de resgatar a herança cultural da cidade e recontar memórias por meio do audiovisual, com toques de ficção. O evento acontece na sede, localizada na rua Appel, número 900, e terá entrada franca.

A trama gira em torno de um colaborador do Arquivo que começa a notar acontecimentos estranhos vindos de diferentes visitantes. Cada narrativa é baseada na jornada de um indivíduo que vai ao local consultar o acervo sobre um tema específico e, repentinamente, entra em um universo mágico – que se relaciona com a realidade.

Ao todo, serão quatro histórias em seis episódios, com uma média de 7 minutos para cada capítulo. Tanto contos mais conhecidos, como o peão gaúcho que laçou um avião, de 1952, quanto memórias até então inexploradas serão abordados.

A ideia surgiu a partir de um projeto de divulgação do Arquivo para o Dia do Patrimônio (17 de agosto), realizado em 2020 – assista AQUI. O diretor do Memória Viva, Leo Roat, foi convidado para comandar a produção do vídeo, três anos atrás, e imaginou como seria uma série expondo as histórias guardadas no acervo.

O objetivo primordial da obra é valorizar o patrimônio do Coração do Rio Grande, como também a existência do Arquivo Histórico Municipal, ajudar no trabalho de pesquisadores e fomentar a curiosidade dos interessados no desenvolvimento cultural da cidade. “É para a gente conhecer e criar novas histórias”, disse o diretor.

Leo Roat (E) é o diretor da “websérie” Memória Viva, que conta as histórias de Santa Maria (Foto Memória Viva/Divulgação)

Sobre Santa Maria, por gente de Santa Maria

Além do projeto contar com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do município, e de empresas que atuam na cidade, toda a equipe de produção e o elenco da obra é formada por santa-marienses. Segundo Roat, o grupo por trás da websérie ser natural da cidade cria um “cruzamento muito interessante do passado com o futuro”.

“Histórias que aconteceram em Santa Maria, que foram registradas por indivíduos que estavam na cidade, ou por santa-marienses, estão arquivadas e sendo colocadas de novo em contato com o público por conta do trabalho de pessoas e artistas de Santa Maria. Eu acho essa questão bem interessante, bem mágica”, comentou o diretor.

Roat também cita que os envolvidos no Memória Viva conhecerem os espaços facilita a implementação de um tom mais “quente e saboroso” para a websérie. Entretanto, o diretor reforça que o foco não é na reconstrução das histórias baseada na realidade, mas sim por meio de uma combinação também com o fantasioso.

De acordo com a secretária de cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, “o audiovisual é uma forma de comunicação envolvente e eficaz no sentido de atrair o olhar e o interesse das pessoas”.  Ainda, afirma que o lançamento da obra é importante para educar e conscientizar a população acerca da proteção e da manutenção do patrimônio municipal. “Para preservar e para cuidar, é preciso conhecer”.

Para assistir ao lançamento da websérie presencialmente, basta ir à sede do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria no sábado (17), às 15h. Não é necessário se inscrever nem realizar qualquer tipo de pagamento – basta estar lá na hora. Posteriormente, os episódios serão disponibilizados em um site próprio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo