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Eleições 2010. Campanha deve ter volta dos outdoors. Mas nada de comprar muro e dar camiseta

Está assim. Uma comissão de parlamentares, da qual o coordenador é o deputado Flávio Dino (foto), do PC do B do Maranhão, proporá regras para a propaganda eleitoral em 2010 – antecipando-se, inclusive, a interpretações da Justiça. Enfim, o parlamento quer fazer sua parte.

 

Nada de financiamento público de campanha nem de listas fechadas. Isso, não. Há uma possibilidade de o financiamento privado ser limitado a pessoas físicas – inclusive com o uso da internet. Mas nada está decidido. Consenso? É o que os congressistas estão buscando até esta quinta, quando a proposta final deve ser entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

 

O que, aparentemente, está definido – embora não se saiba se o plenário vai aprovar? A volta dos outdoors, a impossibilidade de comprar muro para pintar e o veto a brindes, camisetas e trios elétricos. E mais algumas outras novidades, que Dino conta em reportagem distribuída pela Agência Brasil, que você confere a seguir, no texto de Iolando Lourenço, com foto (de arquivo) de Wilson Dias. Acompanhe:

 

“Flávio Dino diz que projeto sobre reforma eleitoral está quase pronto

 

O projeto sobre a reforma eleitoral que está sendo elaborado por lideranças partidárias para vigorar já nas eleições do ano que vem está quase pronto. A informação é do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que está coordenando o grupo de trabalho. Segundo ele, o texto básico está praticamente fechado pelas líderanças para ser levado à discussão e votação no plenário da Câmara. “No plenário, que é soberano, vamos ver as divergências de cada partido e votar a proposta”, disse.

Flávio Dino informou que a amanhã (17) as lideranças que estão elaborando o projeto vão se reunir novamente para buscar um entendimento sobre o papel da internet nas campanhas. “No caso do uso da internet nas campanhas, já avançamos no sentido de ter um uso grande, mas com regras. Haverá a liberação grande para o uso da internet”, disse.

O coordenador do grupo de trabalho informou que a proposta visa deixar claro qual é a finalidade do horário eleitoral, na promoção e divulgação do programa e das propostas do candidato. “Estamos banindo a trucagem, a montagem e o jogo sujo na propaganda, mediante a utilização do uso indevido da imagem ou voz de outro candidato que não o dos partidos coligados”. Dino disse que  o projeto tem também o objetivo de melhorar a qualidade das campanhas, com mais discussão política…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

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