DestaqueRegião

QUARTA COLÔNIA. Fantinel articula com Secretaria da Reconstrução acerca da contenção de encostas

Em encontro com prefeitos, também esteve em pauta a drenagem urbana

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social / Com foto de Fredy Vieira

O secretário estadual de Desenvolvimento Social e deputado estadual licenciado, Beto Fantinel, coordenou nesta segunda-feira, 7 de julho, uma reunião técnica com a Secretaria da Reconstrução Gaúcha para tratar de demandas prioritárias de infraestrutura em municípios da Quarta Colônia afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses e no ano passado. Participaram do encontro os prefeitos de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Restinga Sêca e São João do Polêsine, além de equipes técnicas das pastas envolvidas.

A pauta se concentrou em projetos voltados à drenagem urbana, recuperação e ampliação de galerias pluviais, contenção de encostas e substituição de redes de tubulação, com foco em soluções estruturantes e preventivas, que garantam maior resiliência das cidades frente aos eventos climáticos extremos.

De acordo com a secretária adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, a pasta está atuando na revisão técnica e no enquadramento das propostas municipais no FUNRIGS (Fundo de Apoio à Reconstrução dos Municípios Gaúchos). Ela antecipou ainda que um edital específico para obras de drenagem urbana deverá ser publicado em breve pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o que permitirá acelerar a liberação de recursos e o início das intervenções.

Para o secretário Beto Fantinel, os investimentos em infraestrutura precisam olhar para o futuro. “A reconstrução dos municípios vai além de recuperar o que foi perdido. Estamos falando de obras que previnem, protegem e devolvem segurança e dignidade às famílias. É por isso que estamos atuando de forma articulada, técnica e com senso de urgência, respeitando as particularidades de cada município, mas com uma visão regional integrada”, destacou Fantinel.

A articulação visa garantir que os projetos dos municípios da Quarta Colônia estejam aptos a acessar os recursos estaduais e federais, permitindo que obras estratégicas saiam do papel com agilidade e responsabilidade técnica.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo