DestaqueSegurança

SEGURANÇA. Santa Maria apresenta redução em cinco índices de criminalidade, em relação a 2020

Roubo a residência teve queda mais sensível: 40,3 % de um ano para outro

“Redução nos índices de roubo e furto está bastante atrelada ao Ciosp”, diz delegado Sandro Meinerz (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Santa Maria termina 2021 com redução em cinco índices de criminalidade no comparativo com o ano anterior. A queda mais sensível foi em relação aos roubos a residência: foram 52 em 2020 e 31 em 2021, uma diminuição de 40,3%. Os dados são da Polícia Civil e foram atualizados até 20 de dezembro. 

Os outros índices que tiveram redução foram roubo de veículos, furto de veículos, roubo a pedestre e roubo a estabelecimento comercial (veja os números abaixo). A diferença entre roubo e furto é que o primeiro envolve violência ou ameaça, e o segundo, não. 

O resultado positivo conta com importante contribuição do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), que começou a funcionar em 2019 e é mantido pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com os órgãos de segurança. Essa é a opinião do delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz

“A redução nos índices de roubo e furto está bastante atrelada ao Ciosp, que é um fator de inibição e possibilita, com a sua tecnologia, o controle sobre pessoas criminosas e investigadas. O Ciosp auxilia tanto na prevenção quanto na apuração dos crimes. As imagens fornecidas por meio das câmeras ligadas ao Ciosp têm sido determinantes para identificar veículos usados em crimes, por exemplo, entre outras possibilidades”, comenta o delegado. 

O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), da Brigada Militar, tenente-coronel Clerberson Bastinanello, tem opinião semelhante. Ele acrescenta que os bons resultados são possíveis também por conta dos policiais qualificados que atuam e operacionalizam o Ciosp. 

“Sem dúvida alguma, esses números se devem ao trabalho integrado das forças policiais. A Brigada Militar intensificou as ações de abordagem pautadas na inteligência e no acompanhamento de possíveis criminosos. Nosso trabalho operacional, depois do planejamento, é coordenado a partir do Ciosp, via rádio e GPS que acompanham todas as viaturas pelo videomonitoramento das ocorrências. O Ciosp é uma ferramenta importantíssima e vem contribuindo para as nossas ações no policiamento ostensivo”, afirma o comandante.  

O Município investe cerca de R$ 6,4 milhões por ano para o custeio da tecnologia do Ciosp, que fica na Avenida Nossa Senhora Medianeira. A Brigada Militar e a Polícia Civil também participam do custeio do prédio, arcando com as contas de água e energia elétrica, respectivamente. 

Atualmente, cerca de 950 câmeras espalhadas por Santa Maria estão conectadas à sala de monitoramento, na qual atuam a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU). 

Para o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, o Centro Integrado é um divisor de águas na segurança pública de Santa Maria. 

“O Ciosp integra pessoas e sistemas. É um local de integração, inteligência e investimento. Uma iniciativa inovadora por parte da gestão municipal em parceria com os órgãos de segurança e entidades civis que possibilitaram que a ideia se tornasse realidade. Estamos sendo referência para municípios do Estado e até de fora do Rio Grande do Sul”, comemora o superintendente. 

Em 2021, o Ciosp recebeu a visita do cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, e os prefeitos de Viamão e Ribeirão Preto estiveram em Santa Maria para conhecer o funcionamento do Ciosp. 

REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE EM SANTA MARIA*

Roubo a estabelecimentos comerciais 

2020 – 69

2021 – 60

Redução de 13%

Roubo de veículos

2020 – 30

2021 – 23

Redução de 23,3%

Furto de veículos 

2020 – 205

2021 – 148

Redução de 27,8%

Roubo a pedestre

2020 – 538

2021 – 432

Redução de 19,7%

Roubo a residência 

2020 – 52

2021 – 31

Redução de 40,3%

(*) Fonte: Polícia Civil

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo