Reportagem de Caroline de Souza (com foto de Rafael Happke) / Da Revista Arco/UFSM
Com objetivo de manter viva a memória cultural da UFSM, o novo Acervo Artístico, localizado no prédio da Biblioteca Central, foi inaugurado em 2021.
Acervo Artístico UFSM apresenta: Mostra Reavivando o Patrimônio
O espaço dispõe de mais de 250 obras de artistas visuais brasileiros e estrangeiros, que estavam distribuídas em diversas salas da Administração Central. De acordo com a coordenadora de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão e idealizadora do projeto, Vera Vianna, o novo espaço busca ampliar a vivência artística da comunidade, além de promover a recuperação e preservação do patrimônio cultural da Instituição. “Representa um grande passo em busca da valorização da arte, demonstra também a preocupação da UFSM em promover o debate, a reflexão artística e o papel da Universidade no incentivo e fomento à cultura na sociedade contemporânea”, ressalta a professora.
A exposição de abertura, “Reavivando um Patrimônio”, conta com 36 obras com curadoria das professoras do Departamento de Artes Visuais Helga Corrêa e Talita Esquivel. A mostra busca dar visibilidade à produção de artistas que constituem parte do acervo artístico da Universidade. “O processo de conservação do patrimônio e da memória artística da UFSM é algo que nos impulsiona enquanto professoras e pesquisadoras da área de Artes Visuais”, ressaltam as curadoras.
A Revista Arco preparou uma lista pra você conhecer 10 obras que estão disponíveis no Acervo Artístico da UFSM:
…3 – Carlos Scliar – Tosquia, sem data. Serigrafia sobre papel
PARA LER A ÍNTEGRA, E CONFERIR OUTRAS NOVE IMAGENS DE OBRAS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.