DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Situação não é mansa no MDB do RS, com a suspensão da prévia. Juventude esperneia

Lideranças jovens não se conformam com a decisão dos graúdos do partido

Norton Soares, presidente nacional da Juventude do MDB. Um dos que produziu nota contra a decisão (foto Reprodução/Facebook)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Um arranjo. É o que aconteceu. Temerosos, se diz, do fracionamento do MDB gaúcho com as tensões provocadas pelas duas pré-candidaturas postas ao Piratini, do presidente do partido, Alceu Moreira, e do ex-presidente da Assembleia, Gabriel Souza, graúdos e históricos da agremiação chamaram os dois e propuseram que não se inscrevessem para a prévia originalmente marcada para 19 deste mês.

Aparentemente, nenhum dos dois quis ser acusado de provocar o racha na agremiação. E, mesmo com o nariz torcido, acolheram a “sugestão” feita por ex-governadores, deputados, prefeito da capital e outros (mais detalhes AQUI). Vai daí que setores da sigla não estão nem aí para os grandões e chutou o pau da barraca.

O protesto veio da Juventude do MDB. Uma nota (leia no final do texto) assinada pelo presidente Ivan Maurina e outros dirigentes e líderes expressou a contrariedade. Outro dirigente, este o próprio presidente nacional da Juventude do partido, o vereador de Restinga Sêca Norton Soares, foi à página que mantém no Facebook e chutou o pau da barraca. Quer dizer, resumindo, que há inconformados claros no emedebismo gaúcho. O que escreveu Soares? Confira a seguir e tira tua própria conclusão:

”Os últimos dias foram de intensa movimentação do MDB do Rio Grande do Sul em torno das prévias para definir o candidato do partido ao governo do estado. Desde o início eu venho trabalhando para ajudar o Deputado Gabriel Souza, que entendo que esteja em seu melhor momento para representar o MDB gaúcho como candidato a governador. Tenho o maior respeito e admiração pelo Deputado Alceu Moreira, mas todos nós militantes temos que escolher apenas um. Essa escolha deveria acontecer no próximo dia 19/02, através do voto dos prefeitos, vereadores, deputados, delegados dos municípios e demais convencionais.

No entanto ontem, depois do apelo de alguns nomes históricos do partido, os pré-candidatos Alceu Moreira e Gabriel Souza aceitaram não inscrever seus nomes para as prévias do dia 19, sob a justificativa da manutenção da unidade partidária. O fato gerou enorme descontentamento de toda a militância no Rio Grande do Sul.

Tenho profundo respeito por nossos líderes históricos. Igualmente, respeito cada liderança que ocupa espaços e busca influenciar os rumos do partido sempre pelo melhor caminho. Mas tenho convicção que o MDB-RS não pode ficar esperando definições nacionais ou qualquer outra conjuntura para tomar sua decisão. O diretório estadual deliberou em dezembro/2021, de forma soberana, marcando as prévias para que a base faça sua escolha.

Como militante, vereador e Presidente Nacional da Juventude do MDB, faço apelo às nossas bases para que cobremos de nossas lideranças a definição de uma data. Queremos saber em qual dia a decisão do partido será tomada. O Rio Grande tem pressa. O MDB não pode perder tempo!”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Abaixo, a nota da JMDB/RS, divulgada também nesta quinta-feira:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Olhando daqui nenhum dos dois tem chance. Gabriel Souza mais ainda, menos conhecido e com o carisma de um tubo de sal de frutas. Praticamente um Alckmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo