Arquivo

Novo presidente. Alceu Moreira assume com o desejo de que a Assembléia gaúcha seja exemplo

Desde a tarde desta quinta-feira, 31 de janeiro, o peemedebista Alceu Moreira é o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande. E assumiu o cargo realçando “o desejo, a vontade e o objetivo claro de querer trabalhar para que o Legislativo gaúcho dê um exemplo de grandeza ao Brasil, como uma casa onde se debatem os grandes temas do estado, as questões estratégias que envolvem o futuro do Rio Grande”.

 

Moreira lidera a Mesa Diretora que tem outros 10 integrantes, de todos os partidos com assento no parlamento gaúcho. Os detalhes da posse, que teve a presença de centenas de pessoas (confira na foto de Galileu Oldenburg, da Ag AL), inclusive, entre outras autoridades, a governadora Yeda Crusius e o presidente do Tribunal de Justiça, Marco Antônio Barbosa Leal, você encontra no material produzido pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Rejane Silva. Confira:

 

 

“Toma posse o novo presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

 

Na tarde desta quinta-feira (31), o novo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), chegou ao plenário lotado onde foi saudado por aplausos. Às 14h40, com a execução do Hino Nacional pelo Coral da AL, sob a regência do maestro Luciano Lunkes, iniciou a Sessão Solene de eleição e posse da Mesa Diretora para 2008 que, na presença de autoridades civis e militares, familiares e amigos dos parlamentares, conduziu à chefia do Parlamento gaúcho, o seu 71º presidente. Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, esteve a governadora do Estado, Yeda Crusius, o prefeito da Capital, José Fogaça, além do presidente do Tribunal de Justiça, Marco Antônio Barbosa Leal e do senador Pedro Simon (PMDB/RS), e representações dos mais diversos setores da sociedade gaúcha.

Por acordo pluripartidário, entre as bancadas da Casa, apenas uma chapa foi registrada e obteve 50 votos favoráveis e dois contrários: dos deputados Paulo Azeredo e Gilmar Sossella, ambos do PDT. A nova Mesa tem a seguinte composição:

Presidente: Alceu Moreira (PMDB)
1º vice-presidente: deputado Cassiá Carpes (PTB
2º vice-presidente: deputado Gerson Burmann (PDT)
1º secretário: deputado Adão Villaverde (PT)
2º secretário: deputado Paulo Brum (PSDB)
3º secretário: deputado Mano Changes (PP)
4º secretário: deputado Carlos Gomes (PPS)
1º suplente: deputado Raul Carrion (PCdoB)
2 º suplente: deputado Miki Breier (PSB)
3º suplente: deputado Marquinho Lang (DEM)
4º suplente: deputado Alberto Oliveira (PMDB)

A transferência de cargo

Após a eleição da nova Mesa, o deputado Frederico Antunes (PP) fez seu pronunciamento de transferência de cargo ao novo presidente do Legislativo. “Este ato de transmissão expressa um significativo gesto de conciliação política: o rodízio partidário nos postos de comando do nosso Parlamento. O passar dos anos evidenciou que tal prática era desejável e saudável, contribuindo para a construção da harmonia interna do Legislativo”. Acrescentou: “sou testemunha de que esta conduta, adotada de modo pioneiro na presente legislatura, envolvendo o conjunto das bancadas da Casa, e com vigência na composição da Mesa Diretora e para as Comissões Permanentes, contribui mesmo, de modo positivo, para superar a política do conflito”.

O deputado lembrou do seu discurso quando assumiu à chefia da AL, em 2007: “A angústia e a frustração solapam os fundamentos do Estado e os horizontes sociais. É preciso vencer a angústia! Urge superar a frustração! E é inadiável restaurar a esperança!” Revelou que, “sem o saber, e longe, muito longe de o desejar, acabei sendo profeta do meu próprio destino como presidente do Poder Legislativo estadual. Mas agradeço a Deus pelas energias que nunca me faltaram e pelo apoio que sempre recebi dos meus pares e dos servidores da Casa.

Antunes disse, ainda, não precisar relembrar das angústias que havia prenunciado, decorrentes da imprevidência e do erro e que teve de superar ao longo de sua gestão. Ressaltou que, apesar de surpreendido com incorreções que se infiltraram, “nada foi varrido para baixo do tapete. Nada se fez fora das diretrizes constitucionais e legais. Nenhuma denúncia ficou sem investigação e toda informação foi concedida à imprensa. Todos os direitos de defesa foram assegurados”, enfatizou. Ele também destacou o cumprimento das funções do Legislativo na promoção do debate, da intermediação e da deliberação sobre as grandes questões do Estado, entre elas, o transporte escolar; planejamento familiar; silvicultura; situação dos hospitais; pedágios; estrutura administrativa do Estado e zoneamento ambiental para a agropecuária.

Frederico agradeceu a confiança de todos e disse voltar para sua cadeira no Plenário com a preocupação de contribuir para a valorização da política e de seus agentes. “A depreciação da política é a ponte por onde transitam as idéias totalitárias em detrimento do bem comum e do poder popular”, assinalou.

O novo presidente

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB) evidenciou em seu discurso de posse, o desejo, a vontade e o objetivo claro de querer trabalhar “para que o Legislativo gaúcho dê um exemplo de grandeza ao Brasil, como uma casa onde se debatem os grandes temas do estado, as questões estratégias que envolvem o futuro do Rio Grande”, frisou. Alceu buscou na história recente do país, argumentos que podem comprovar “que nos grandes momentos de afirmação como vanguarda de mudanças no Brasil, como no fim da República Velha, ou na campanha pela Legalidade, fomos capazes de construir uma grande união neste Estado”.

O projeto na nova gestão, “Sociedade Convergente”, conforme salientou o presidente em seu discurso, quer ouvir e transformar a…“

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira  aqui a íntegra da reportagem “Toma posse o novo presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul”, de Rejane Silva, da Agência de Notícias do Legislativo.

E leia  aqui  outras informações oriundas da Ag da AL. Especialmente a repercussão da posse da nova Mesa Diretora, com Alceu Moreira, do PMDB, na presidência.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo