EducaçãoUFSM

PRETENSÃO? UFSM quer que vestibular seriado seja adotado pelo ENEM. Deputado já propôs mesma coisa

Provas do último vestibular tradicional oram aplicadas no começo deste dezembro
Provas do último vestibular tradicional oram aplicadas no começo deste dezembro

De pronto, uma explicação para as patrulhas. O título nada tem de irônico. Ponto. Dito isto, o fato é que a Universidade Federal de Santa Maria foi pioneira nessa forma de ingresso aos seus bancos, através do PEIES – predecessor do Processo Seletivo Seriado. Algo que, por sinal, foi adotado por outras instituições, a partir da experiência da UFSM.

Vai daí que talvez não seja exatamente um despautério supor que a iniciativa dos PSs não possa ser adotada também no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Por sinal, como este mesmo sítio já registrou, em janeiro deste ano, um deputado, o tucano Izalci, do Distrito Federal, apresentou projeto de lei nesse sentido (para conferir, clique AQUI).

A sugestão do reitorPaulo Burmann, de todo modo, é o mote de material publicado na edição natalina do jornal A Razão. Vale conferir a reportagem de Marcos Fonseca, com foto de Carolina Reichert (Arquivo). A seguir:

UFSM vai propor que o ENEM também seja seriado

Apesar de adotar o Enem como única forma de seleção, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não pretende abandonar um modelo em que a instituição foi pioneira no país: o processo seriado. O reitor Paulo Burmann revelou na terça-feira que levará ao Ministério da Educação a proposta de ampliar o exame nacional para prever, também, a aplicação de provas ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio.

Burmann destaca que os idealizadores do Exame Nacional do Ensino Médio já haviam cogitado o sistema seriado. Os estudos, contudo, foram abandonados. Criado em 1998, inicialmente para avaliar a qualidade da educação média no país, o Enem foi ampliado em 2009 para servir como forma de processo seletivo das instituições de Ensino Superior.

Atualmente, o Enem é aplicado em outubro em todo o país. São dois dias de provas. No segundo dia, o candidato tem de fazer o exame pela manhã e, à tarde, escrever a redação. Para muitos vestibulandos, o modelo é cansativo, já que as provas são extensas – total de 180 questões.

O que a UFSM irá sugerir ao Ministério da Educação é criar o Enem seriado, junto ao exame tradicional. A Federal de Santa Maria foi a primeira no Brasil a adotar um processo seletivo em que o candidato faz uma prova ao final de cada ano do Ensino Médio. A semente desse projeto foi o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies), que surgiu em 1995…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. A metodologia proposta “ENEM seriado” deve ser parcimoniosamente analisada, pois os efeitos resultantes acontecerão a médio a e longo prazo; não se trata minimamente de ser mais ou menos cansativo. Em outras épocas já aconteceram processos similares ao ENEM, tendo sido substituídos ao longo do tempo; o fato de surgirem propostas “inovadaoras” relativas ao ENEM é o princípio do fim — previsível. O Processo de Avaliação Seriada (PS) como é chamado na UFSM, é cópia de processos similares adotados no Norte/Nordeste do país, resutlante de adaptações do PEIES destinadas a resolver problemas em universidades daquelas regiões – tive a oportunidade de participar das discussões referentes a esse processo ocorrida há anos. No momento, é importantíssimo ter a clareza de não confundir PEIES com avaliação seriada, enquanto aquele se comprometia com a qualificação e com a integração/interação entre o 2º e o 3º graus, a Avaliação Seriada adotada na Universidade consiste somente em um vestibular realizado em três etapas; isso é o mínimo a se dizer para início de conversa.

  2. O nível das provas do ENEM é mais baixo que voo de marreca choca. E a correção das redações era (pode ser que ainda seja) para dar risada. Sujeito poderia ter uns "errinhos" e ainda ganhar 10 com estrelinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo