ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Se instala o Dr Turi. E o serviço telefônico vai à licitação

Isso é história!

1903, 13 de julho – Instala consultório na cidade o dr. Nicola Turi, que aqui clinicará, ininterruptamente, até sua morte, em 6 de janeiro de 1949. Natural de Calabrito, província de Avelino, Itália, nasceu a 13 de novembro de 1873. Formou-se em medicina pela Universidade de Nápolis, em 1899, e, após clinicar em Montevidéo, radicou-se em S. Maria, onde desempenhou vários cargos profissionais e conquistou vasta clientela, deixando seu nome ligado à história da medicina santa-mariense.

30 de dezembro – A Intendência Municipal aceita a proposta de Otaviano Vieira de Araújo para a exploração do serviço de telefones na cidade. Estando a esgotar-se o prazo concedido a Emílio Guardiola, que, desde 1° de fevereiro de 1901, mantém a Telefone Comercial, a primeira empresa de telefones que teve a cidade, o intendente municipal manda abrir concorrência pública, a que se apresentam Guardiola, a Companhia Santa-mariense de Luz Elétrica e Otaviano Vieira de Araújo, que a vence.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo