Artigos

De janeiro a janeiro: 1 ano de Rio Grande do Sul – por Roberto Fantinel

Já fazem alguns anos que vivo me dedicando aos anseios dos gaúchos, mas nos últimos doze meses, protagonizei um espaço de moderação, diálogo, transparência e responsabilidade. Gerenciei um gabinete na Assembleia Legislativa do RS, que atendeu milhares de pessoas: líderes políticos, classe da educação, profissionais da saúde, funcionários dos órgãos de segurança pública, pais, mães, artistas, estudantes e todos que por lá passaram.

Vivemos, eu e minha equipe, intensamente a realidade das pessoas. Acordamos cedo e fomos dormir tarde. Percorremos mais de 50 mil km pelo Estado, protocolamos dez Projetos de Lei, participamos de diversas comissões. Atuamos na Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, também instalamos a Frente Parlamentar das Oliveiras e construímos, pautados pelo respeito, uma grande parceria com o Governo do Estado.

À primeira vista, parece apenas que passamos um 2021 de lutas e mais lutas, derrotas e poucas vitórias, mas não é bem assim. Ter a chance de lutar, já se torna um privilégio, ganhar então, nem se fala.

Saímos de 2021 com uma vasta bagagem. Foram muitas conquistas, muito trabalho e muitos motivos para nos orgulhar e acreditar que estamos no caminho certo. Enfrentamos os gargalos de uma pandemia que parece não ter fim, o desemprego, as dificuldades, as perdas e as inúmeras tentativas em favor da vida. Mas vencemos. Passamos por cima das discordâncias partidárias e vestimos a camisa do povo gaúcho, votamos projetos polêmicos, apoiamos reformas duras, porém necessárias. Fizemos cortes e ajustes, fomos vaiados e criticados, mas também recebemos muitos abraços e mensagens de apoio. Não baixamos a cabeça, nunca e isso é primordial!

Defendemos a ciência, inovação e tecnologia. Com garra e persistência tiramos do papel obras importantíssimas para o desenvolvimento do Rio Grande. Destinamos recursos para o enfrentamento da pandemia que assola o mundo todo e ouvimos todos que tinham algo a nos falar. Levamos esperança para a população em formato de entregas efetivas e melhorias intensas.

Foram doze meses sem fechar as portas do 905, nesse tempo, homenageamos uma das entidades mais importantes de Santa Maria, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços e, foi nesse mesmo período que nos tornamos um dos articulistas deste portal de notícias, o maior, ao se tratar de política na região centro. E não paramos, não vamos parar. Seguimos com as mangas arregaçadas, projetando mais avanços na saúde, no agronegócio brasileiro, nossa maior bandeira dentro do Parlamento gaúcho e em temas que impactam frontalmente a vida da sociedade gaúcha.

Somos do tamanho dos nossos sonhos e se tratando da vida, do empreendedorismo e do desenvolvimento socioeconômico, nos tornamos gigantes. Jamais imbatíveis, pois somos passíveis ao erro, mas sempre persistentes e abertos à construção transversal, pois ninguém faz nada sozinho.

*Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo