Arquivo

7 gaúchos entre os 100 mais influentes do Congresso. 3 em ascensão. Um é Paulo Pimenta

O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar) divulgou nesta quarta-feira a sua tradicional (é a 13ª edição) lista dos deputados e senadores mais influentes do Congresso.

Exatamente 13 são os partidos representados. O PT, com 22; o PFL, 17; e PSDB e PMDB, com 14, são as agremiações que dominam a lista. Do Rio Grande do Sul, apenas sete parlamentares foram incluídos. Os senadores Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB), e os deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Henrique Fontana (PT), Yeda Crusius (PSDB), Alceu Collares (PDT) e Beto Albuquerque (PSB).

O DIAP também elaborou uma segunda listagem. Nesta constam 50 nomes, 41 de deputados e 9 de senadores. São os parlamentares considerados “em ascensão” no Congresso Nacional. Nesse rol estão incluídos outros três gaúchos, todos deputados. Um deles é o santa-mariense Paulo Pimenta (PT), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Armas. Os outros dois também são petistas: Marco Maia e Tarcísio Zimermann.

Segundo o DIAP, os mais influentes foram identificados “a partir de critérios quantitativos e qualitativos, apurados segundo a metodologia convencional da ciência política, que leva em consideração aspectos institucionais, reputacionais e de tomada de decisão.”

Pelo levantamento, diz nota no site da organização, conclui-se que os parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional “têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são predominantemente de centro, têm mais de um mandato, são oriundos de regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos, destacam-se como articuladores e debatedores.”

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar existe desde o final de 1983 e é constituído, hoje, por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores de todo o País. A sua lista de influentes parlamentares é reconhecida como um dos instrumentos interessantes, para dizer o mínimo, da avaliação dos deputados e senadores.


QUEM DESEJAR ler a lista completa dos parlamentares, além de obter mais informações sobre o DIAP, pode fazê-lo acessando a página da entidade na internet, no endereço www.diap.org.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo