PolíticaSanta MariaSem categoria

SANEAMENTO. Tarso intervém e prefeito Schirmer aceita enviar delegação para negociar com a Corsan

POR MAIQUEL ROSAURO

A novela dos R$ 119 milhões em recursos para saneamento ainda não terminou. Após o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, ter desistido de assinar o contrato com a Corsan ontem (15), o governador do Estado, Tarso Genro, entrou em contato diretamente com o chefe do Executivo para que as negociações sejam retomadas. Leia abaixo no material enviado por João Paulo Flores, da assessoria de imprensa da Corsan:

Corsan e Prefeitura de Santa Maria retomam negociações

Graças à intervenção pessoal do Governador Tarso Genro, por meio de um telefonema , o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, aceitou mandar uma delegação para se reunir com a direção da Corsan, hoje, às 17h, em Porto Alegre. Tarso Genro conseguiu também, junto à Caixa Econômica Federal, a dilatação do prazo de entrega da documentação para amanhã. O que está em jogo é um recurso de R$ 119 milhões para obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no município.

Com a concretização desses investimentos, Santa Maria alcançará o patamar inédito no Estado de universalização do tratamento de esgotos, com um índice de 80%. “Temos uma relação altamente qualificada com a Prefeitura e mantemos a expectativa de que o prefeito Schirmer possa rever a sua posição, porque, certamente, quem sairá ganhando é a população de Santa Maria”, salienta o diretor-presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Agora o Tarso é inerventor em Santa Maria?
    O Zimermann não foi prefeito de uma cidade onde a CORSAN não opera?
    A tal de COMUSA. O que ele achava da empresa que ele gerenciou?

  2. Autarquia é a solução mais viável. Esta CORSAN fatura rios de $$$ em Santa Maria e aplica quanto? Serviço mal-feito é o que se ve nas ruas quando a CORSAN tenta consertar faz um desconserto. E este discurso eleitoreiro de 119 m é para boi dormir, para tentar salvar o Governador da forca

  3. Essa CORSAN que baixe a bola e vem trabalhar quieta em nossa cidade, ganham horrores por aqui, pois é praticamente tudo por declive e vem cantar de galo. Não é assim que a banda toca. E parem com essa ladainha de privatização, oras, discursinho velho de uma esquerda já inexistente. Até o PT já se rendeu a isso. Ah, só para constar não defendo a privatização aqui em Santa Maria pois os serviços poderiam muito bem ser atendidos por uma autarquia e ficaríamos muito bem, obrigado e com mais recursos entrando em nossa cidade e não indo para o buraco sem fundo do Governo do Estado.

  4. O povo parece esquecer que paulatinamente os serviços públicos foram sendo sucateados para justificar as privatizações. E isso não é de hoje. Há quem saiba jogar com a memória curta e imediatista da população.

  5. O nosso “Schirminho” provavelmente já deva ter um contrato pré-assinado com alguma empreiteira, na primeira brecha que ele tiver ele assina e privatiza nossa água. Só digo uma coisa santa-marienses, desse jeito nós vamos comer o pão que o diabo amassou! Ruim com a Corsan? Não queiram saber como é sem ela!

  6. A Corsan deixa saudades é do tempo em que eu tinha água tratada (não fedendo a barro e algas) e esgoto sem estragar as ruas da cidade, quanto a privatizar, o que é melhor (ou pior): uma empresa privada prestando um péssimo trabalho ou uma empresa estatal também prestando um péssimo trabalho, mas servindo de cabide de emprego para sindicalistas partidários? Eu prefiro a primeira, porque se ela for mal gerida e quebrar, azar dos donos. A segunda é eu que vou pagar a conta, porque ela não quebra. E a conta vai ser eterna. O problema, meus senhores, não é se privada ou pública, é a qualidade do serviço prestado. E isso a Corsan tem mais de 40 anos de experiência. Negativa.

  7. Realmente, a história está mal apurada/contada. Eu defendo que tudo o que envolve recursos naturais e serviços essenciais e coletivos tais como água,luz e telefonia, devem ser responsabilidade do Estado. A privatização deu no que deu. Ninguém responde ao consumidor e somos literalmente explorados sem ter a quem reclamar. Basta ver o número de processos contra a telefonia. Ou ainda, o problema do abastecimento de água em cidades onde o serviço caiu nas mãos de particulares. Meu pai trabalhou uma vida na Corsan e bem lembro do empenho coletivo do pessoal dos escritórios e das redes para resolver problemas de abastecimento e as demandas do saneamento. Água é fundamental,é um recurso natural que jamais poderia ser privatizado.

  8. Me sinto envergonhado em ler alguns comentários aqui nesse site. Cidadãos esclarecidos (ao menos na frente do computador parecem), questionando se o governo deve privatizar a água/esgoto ou não? Isso é inadmissível. Entregar nosso maior bem à empresas privadas que prestam serviços precários à taxas abusivas? Exemplo de São Gabriel e Uruguaiana, passem uma semana lá, conversem com a população e questionem sobre a qualidade do serviço, não adianta se iludir com notícias plantadas pela imprensa, principalmente a RBS…A Corsan deixa saudades nesses municípios.

  9. Reportagem extremamente superficial, por acaso alguém leu sobre a imposição de renovação antecipada do contrato com a CORSAN que vence em 2016? Alguém sabe que nessa renovação de contrato prevê-se um repasse para uma comissão local, a ser formada, para investir valores que são negociados no contrato provenientes da taxa de água e esgoto? Essa discussão foi feita de forma superficial na adesm e se determinou a criação de um grupo de estudo para estabelecer uma proposta para essa negociação. Venâncio Aires, por exemplo, esses recursos de gerência local, chama-se fundo de gestão compartilhado, chegou a 1% do lucro líquido da água e a 100% da taxa de esgoto. E sm? Qual a proposta? Temos que negociar bem, não fazer as coisas nas coxas por estar sendo precionado. É uma discussão em que as comunidade tem que participar e não apenas uma equipe de um governo que é temporário. Até pq são vários os questionamentos, por exemplo: continuar com a CORSAN? Se privatiza? Cria-se uma autarquia municipal? Essas discussões tem que permear a comunidade e não apenas um grupo pequeno de pessoas. Abraço e aprofundem a discussão que por enquanto está pobre demais. SM nao merece essa mediocridade.

  10. E o pior, exigindo depois de 40 anos sem cumprir mínimamente as cláusulas já colocadas!E como o dinheiro é da Caixa, que garante que não é de alguns poupadores que foram extorquidos? Como diz aquela personagem da televisão: Hâmm, Hummm?

  11. A estatura física do Xirme é imensamente maior que sua estatura ético-política.
    Por sua viseira ideológica, prefere ver a cidade fedendo a esgoto a renovar o contrato com a empresa estadual de saneamento.

  12. Negócio seria não pegar os recursos. Quando for renovar o contrato, exige-se os 119 milhões e mais. Exige-se 100% de tratamento de esgotos. Onde já se viu prestador de serviços fazendo exigências?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo