DestaqueEleições 2022

ESTADO. Eleições devem contaminar as relações e dificultar vida do governo na Assembleia Legislativa

Tendência de clima menos amistoso em 2022 para Leite junto aos deputados

Eduarto Leite enfrentará em seu quarto e último ano de mandato um ambiente menos otimista na Assembleia (Foto Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista política Taline Oppitz

Após três anos com êxito de 100% na aprovação de projetos na Assembleia, considerando recuos e alterações para evitar derrotas, o governador Eduardo Leite (PSDB) enfrentará em seu quarto e último ano de mandato um ambiente bem menos otimista. Além das restrições impostas durante o período de apresentação da adesão do Rio Grande do Sul até a homologação do ingresso no Regime de Recuperação Fiscal, o Executivo terá de lidar com as limitações e vedações impostas pela legislação eleitoral.

Não bastassem as questões jurídicas e administrativas, as eleições gerais terão impacto não apenas no ritmo dos trabalhos legislativos, mas também irão contaminar o ambiente político na Assembleia e fora dela. A contaminação eleitoral é uma praxe, mas no ano que vem, em que se desenha uma das eleições presidenciais mais bélicas dos últimos tempos no país, os reflexos nas disputas e nas ações dos governos estaduais tendem a ser ainda maiores.

Consciente das dificuldades que virão pela frente, principalmente no território legislativo, o governo analisa a possibilidade de convocação extraordinária da Assembleia. Por ora, a iniciativa não está confirmada. O chefe da Casa Civil, Artur Lemos, está realizando uma série de consultas com as bancadas, não apenas dos partidos que integram a base aliada, mas também os da oposição. Caso a extraordinária realmente ocorra, um dos textos que deve ser incluído na pauta é o de modificações na carreira dos praças da Brigada Militar.

Para tanto, o Piratini terá, previamente, de contabilizar se conta com os votos necessários para aprovação. Uma das vantagens da convocação extraordinária é a de que todos os textos incluídos na lista para análise do plenário ficam liberados de qualquer trâmite legislativo e vão direto ao plenário, após a publicação.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo