DestaqueEstado

MEIO AMBIENTE. Falta de chuvas já deixa quase 100 cidades gaúchas em “situação de emergência”

Municípios afetados pela estiagem chegam a 110, reconhece o Governo do RS

Falta de chuvas já deixa 96 municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul (Foto Correio do Povo/Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com informações da Rádio Guaíba

A escassez de chuvas já levou 96 prefeitos gaúchos a emitir decretos de situação de emergência, conforme o boletim mais recente da Defesa Civil estadual. Na quarta, o total era de 55. Outros 14 gestores devem fazer o mesmo, já que encaminharam dados preliminares ao Sistema Integrado de Informações de Desastres.

Nas últimas horas, entraram para a lista os decretos de Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Centenário, Coqueiros do Sul, Ijuí, Lagoão, Nova Esperança do Sul, Paim Filho, Pontão, Santo Ângelo e São Valentim.

As 110 cidades afetadas pela estiagem no Rio Grande do Sul correspondem a mais de 1/5 do total. Sete delas já tiveram os decretos homologados pelo governo estadual e cinco tiveram a situação reconhecida pelo governo federal.

O volume de chuvas abaixo da média dificulta o avanço do plantio da soja e ameaça o desenvolvimento do grão nas lavouras já implantadas no Rio Grande do Sul. A redução de nível de rios importantes também preocupa os arrozeiros, já que compromete os sistemas de irrigação.

Em cidades do Norte gaúcho, mais de 40 prefeituras já decretaram emergência só na zona da Produção. Falta água para o consumo humano e dos animais em locais que dependem de poços artesianos, que secaram. Com isso, dezenas de prefeituras já recorrem à distribuição de água por meio de carros-pipa.

Previsão de chuva em janeiro

Janeiro reserva um alívio para a estiagem em muitas áreas do Sul do Brasil. É esperado um aumento da chuva nos três estados da região. A perspectiva, conforme a MetSul Meteorologia, é de que vários municípios possam até terminar janeiro com chuva acima da média histórica.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo