Por Cleusa Jung / Prefeitura de Faxinal do Soturno
A curadora do Museu de História Natural de Londres, a paleontóloga gaúcha Martha Richter, visitou o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), na tarde desta sexta-feira, 21 de janeiro. O prefeito de Faxinal do Soturno e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) Clovis Alberto Montagner, participou do encontro juntamente com a equipe de pesquisadores do CAPPA e representantes do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na oportunidade, além de conhecer os laboratórios e a exposição científica do CAPPA, a pesquisadora também compartilhou suas experiências, falou sobre a importância dos museus na preservação da história e da cultura regional e ainda tirou dúvidas dos participantes. Martha, que é curadora principal da Seção de Vertebrados Fósseis e Antropologia do museu britânico, contou que conheceu os fósseis da região há muitas décadas, durante visitas para coletas de pesquisa, enquanto era professora e Chefe do Laboratório de Paleontologia do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Apesar de estar fora do Brasil há 18 anos, sempre ouviu falar sobre as descobertas do CAPPA e tinha grande interesse em conhecer o local.
“A coleção já é de primeiro mundo e as pessoas já podem dizer com orgulho que trabalham ou que já visitaram o CAPPA. É praticamente inacreditável que um museu tão recente já tenha tanto material inédito, original e com relevância científica de fósseis do período Triássico”, contou Martha.
Para a pesquisadora, o trabalho que está sendo realizado é fundamental, não somente na região como também a nível mundial.
“Essa é uma importante fatia da história natural da Terra, de uma fauna que já está extinta e que está muito bem preservada. Esse Centro é uma riqueza fantástica que precisa muito ser preservado”, destacou durante a visita.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.