DestaqueSaúde

SAÚDE. Em 2022, Prefeitura já realizou 1,4 mil testes de covid-19. Mais de 40% tiveram resultado positivo

Dados são do período de 3 de janeiro ao início da tarde desta segunda (10)

Secretaria de Saúde reforça o alerta para a comunidade manter os cuidados e completar o ciclo vacinal. Foto Guilherme Scapin Borges / Arquivo

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Município já realizou 1.415 testes para a Covid-19, tanto RT-PCR quanto os testes rápidos por antígeno. O número diz respeito às coletas do Centro de Referência, das Unidades Básicas de Saúde e das unidades de pronto-atendimento. Desses, 40,85% tiveram resultado positivo. Os dados são do período de 3 de janeiro ao início da tarde desta segunda-feira (10).

Diante do aumento da porcentagem de casos positivos — de outubro a dezembro de 2021, a quantidade não superava 10% — e do número de testes realizados, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, reforça o alerta para a comunidade manter os cuidados e completar o ciclo vacinal.

“É um alerta para a população de que nós precisamos manter o uso correto da máscara de proteção, a higienização das mãos, o distanciamento e buscar se informar corretamente sobre a testagem e sobre as ações de vacinação. Além do Centro de Referência, realizamos testes de maneira descentralizada em unidades de saúde espalhadas por Santa Maria”, afirma o secretário.

Ômicron
De acordo com informações do Laboratório de Bioinformática Aplicada à Microbiologia Clínica (Labiomic), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já foram detectados 419 casos da variante Ômicron do coronavírus no Município até a última quinta-feira (6). Segundo a farmacêutica e bioquímica Priscila de Arruda Trindade, responsável pelo Labiomic, por conta do volume de amostras enviado para o laboratório, cerca de 10% tem sido sequenciado, e, nos últimos dias, a totalidade das amostras tem apontado a nova variante.

“Por isso, podemos estimar que os casos positivos que apontam para a Ômicron, realmente, se confirmam para essa variante. A Ômicron é a variante que domina em Santa Maria”, explica Priscila.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo