DestaqueEducação

TRABALHO. Em plenária virtual, servidores federais definem calendário de mobilização. Início é no dia 2

Ato nacional em Brasília e um indicativo de greve estão entre as deliberações

Quem perdeu a Plenária virtual da última quinta-feira pode assisti-la, na íntegra, no YouTube (imagem Bruna Homrich/Sedufsm)

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

As servidoras e servidores públicos realizaram uma Plenária Nacional virtual na última quinta-feira, 27, para discutir o cenário de inanição imposto pelo governo federal aos serviços públicos e desenhar um calendário de lutas que coloque as categorias do funcionalismo em movimento por reajuste salarial já, valorização e defesa do patrimônio público.

Veja, abaixo, algumas datas elencadas para o próximo período:

– 2 de fevereiro: na data que marca o retorno do recesso parlamentar, servidoras, servidores e suas direções nacionais protagonizarão um ato nacional em Brasília;

– Entre 7 e 11 de fevereiro: realização de plenárias estaduais e início da rodada de Assembleias Gerais de Base nas categorias, que devem discutir ações para a campanha salarial 2022 e o indicativo de greve unificada do funcionalismo;

– Entre 15 e 24 de fevereiro: estado de greve e jornada de mobilização (com atividades a serem divulgadas);

– 8M na agenda Nacional;  

– 9 de março: indicativo de início da greve unificada e Ocupa Brasília.

Leonardo Botega, diretor da Sedufsm, acompanhou a Plenária Nacional e avaliou a importância da atividade. “A Plenária foi importante para reforçar a unidade dos servidores públicos, unidade que tem sido fundamental na luta contra a PEC 32. Na plenária ficou evidente, a partir dos estudos do orçamento, que há sim margem para a recomposição salarial de todos as categorias”, diz Botega.

Além das discussões, o evento também contou com a participação do consultor legislativo Luiz Alberto dos Santos, que, a partir de dados técnicos, demonstrou ser falacioso o discurso do governo federal de que falta recurso para conceder reajuste salarial. O que falta, na verdade, é prioridade e vontade política. O ex-presidente da OAB e advogado da Fenajufe, Cézar Brito, também participou da Plenária, abordando os aspectos jurídicos e a legalidade da luta por reajuste salarial para todas as categorias do funcionalismo público.

A Plenária foi transmitida pelo Youtube e está salva para quem desejar assisti-la: AQUI.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo