Vidas Secas – por Roberto Fantinel
Uma pausa para a situação de emergência do Rio Grande do Sul!
Nosso Estado está enfrentando a pior seca dos últimos 17 anos. Como filho de agricultor, atual vicepresidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e um eterno defensor do agronegócio em suas mais diversas áreas, não posso me calar enquanto vejo vidas secando. O momento, embora não desconhecido, pede atenção.
Escrevo porque entendo a importância e urgência que temos em reverter o déficit hídrico acumulado e porque me sinto na obrigação de dar uma resposta aos gaúchos. São quase 400 municípios em situação de emergência e a temperatura nos termômetros não para de aumentar. Há quase dez anos atrás, 380 prefeituras haviam recorrido a esse expediente, número semelhante ao atual e, ainda assim, não nos preparamos para enfrentar este cenário que já é corriqueiro no RS.
Hoje, mais de 5 mil famílias estão sem acesso a qualquer fonte de água por causa da estiagem que castiga principalmente propriedades rurais e não conseguimos mensurar as perdas acumuladas até o momento, mas sabemos que os números são altos e precisamos mitigar os problemas por meio de medidas ágeis, a curto, médio e longo prazo. É desumano pensarmos que famílias e animais estejam fadados a enfrentar dias ainda mais secos.
Nosso Estado conta com 25 bacias hidrológicas e todas registram baixa disponibilidade de água, com alguns rios atingindo os menores níveis da história. Por isso, venho mantendo contato com o Governo do Estado para que juntos com uma série de outras instituições possamos atender à necessidade de água para consumo humano e animal.
Conforme colocou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a solução precisa ser transversal. Isto é, precisamos de soluções estruturantes, uma vez que o agronegócio é responsável por 40% do PIB estadual e a grande maioria dos municípios atingidos possui grande relevância na produção agropecuária. Causando assim, enormes prejuízos para a economia gaúcha e meio ambiente, que já estão desgastados com todos os problemas oriundos da pandemia.
*Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
Tem o Conselheiro Acácio e o Conselheiro Fantinel, ambos afeitos a obviedades.