DestaqueSanta Maria

ASSEMBLEIA. Valdeci toma posse na presidência propondo diálogo e união dos gaúchos contra fome

Solenidade teve atual e ex-governadores e prefeito e o vice de Santa Maria

Valdeci: no discurso, também a defesa radical da democracia e a luta contra a estiagem e a fome no Estado (foto Guerreiro/AL)

Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar / Com foto de Guerreiro/Agência ALRS

A ampliação do diálogo para a construção de consensos políticos e a defesa radical da democracia, assim como ações de combate à estiagem, à fome e fortalecimento da saúde pública – principalmente num cenário pós pandemia – estiveram entre os destaques do discurso de posse (confira a ÍNTEGRA no final deste texto) do deputado Valdeci Oliveira (PT) como presidente da Assembleia Legislativa do RS.

A solenidade ocorreu no início da tarde desta segunda-feira, 31, e contou com a presença, entre outros, dos ex-governadores Olívio Dutra e Germano Rigotto e do atual chefe do executivo gaúcho Eduardo Leite.

LEIA TAMBÉM

Prefeito Jorge Pozzobom e vice Rodrigo Decimo prestigiam posse de Valdeci Oliveira na Assembleia”, em texto de Rafael Favero, com foto de Ariéli Ziegler, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal (AQUI)

“Desde já, quero convidar todas as instituições, movimentos e organizações do Estado para, juntos, prepararmos um mutirão solidário de proteção contra a fome no RS”, destacou Valdeci, lembrando há mais de um milhão e meio de pessoas que ficaram desassistidas, que perderam o auxílio emergencial de um ano para outro, sem que a economia tenha se recuperado completamente.

Por ser de um partido de oposição ao executivo gaúcho, Valdeci fez questão de frisar que “o diálogo, a transparência e a postura republicana e colaborativa serão norteadores da relação que “vamos praticar com o governo do Estado e com os demais poderes. A divergência ideológica nunca foi empecilho para se construir pontes e buscar consensos”, definiu o parlamentar.

Segundo Valdeci, esse mesmo princípio será norteador para construir as condições necessárias para trabalhar sem se afastar das pessoas, “interiorizando, levando o Parlamento onde for preciso estar, da forma que for possível ser feita, mas sempre com o mesmo compromisso que é o de integrar ainda mais a Assembleia no cotidiano das gaúchas e gaúchos”, destacou o novo presidente.

A estiagem, outro problema que Valdeci pontuou em sua fala, deverá contar com ações do parlamento para ajudar na amenização dos reflexos da falta de chuva. “A estiagem é uma tarefa inadiável. Mais do que política de governo é preciso ter uma política de estado”, afirmou. A pauta, inclusive, seria o tema da sua primeira audiência oficial enquanto chefe do legislativo: uma agenda com as principais entidades vinculadas aos pequenos agricultores realizada no final da tarde desta segunda-feira.

Da mesma forma, o deputado fez questão de afirmar em seu discurso de posse que não irá deixar de lutar pelas pautas do seu mandato, como a instituição de uma política estadual de renda básica e a implementação do teste do pezinho ampliado, que aumenta de 6 para mais de 50 as doenças a serem detectadas e é direcionado aos recém-nascidos.

”Trata-se de um projeto por nós apresentado e aprovado em março do ano passado neste plenário e que ainda carece de implementação na rede pública de saúde do estado”, salientou.

Em relação aos princípios democráticos, o deputado lembrou que, assim como em diferentes momentos da nossa história, e mais explicitamente nos últimos três anos, 2022 é um momento de defesa incontestável da democracia, “mas não como simples imposição da vontade da maioria sobre a minoria. Mas da democracia verdadeira e ampla, em que as minorias não sejam obrigadas a se curvar, mas que sejam ouvidas, participem, tenham vez e voz”.

Valdeci assume a presidência da Assembleia no último ano da 55ª Legislatura, num acordo chamado de “gestão compartilhada” e que vigora desde 2007, onde as quatro maiores bancadas ocupam o posto, de forma rotativa, a cada ano. Em 2019 o cargo foi ocupado por Luiz Augusto Lara (PTB), Ernani Polo (PP) em 2020 e Gabriel Souza (MDB) em 2021.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Completamente irrelevante. Mentalidade de cidade pequena por aqui é de dar pena. Quem duvidar tente tapar um buraco na rua com ‘representatividade’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo