DestaqueRegião

CACHOEIRA DO SUL. Prefeitura Municipal e DNIT avançam para liberação da Ponte do Fandango

Caminhões precisam utilizar balsa para entregar produtos na cidade

Lideranças de Cachoeira do Sul buscam soluções para o escoamento da safra pela Ponte do Fandango. Foto Divulgação

Por Eloisa Uliana / Prefeitura de Cachoeira do Sul

Executivo Municipal e DNIT se reuniram virtualmente na tarde desta segunda-feira (7) para tratar do escoamento da safra pela Ponte do Fandango. Com a interrupção do tráfego, os caminhões precisam utilizar a balsa para entregar a produção nas empresas da cidade.

Inicialmente, a solicitação da Prefeitura era para que fossem liberados caminhões até 36 toneladas, possibilidade que foi descartada pelo DNIT, porque, segundo o órgão, a Ponte não possui capacidade para esta carga e sim para, no máximo, 24 toneladas.

Tanto o DNIT quanto a Polícia Rodoviária Federal, que estava representada na reunião pelo delegado Fontana, disseram não possuir capacidade fiscalizatória e para orientação de motoristas no local. Quanto à pesagem, o órgão federal também disse não ter balanças à disposição para a conferência de carga.

Dessa forma, a sugestão levantada foi que Município e DNIT firmem convênio ficando o Município o responsável pela orientação aos motoristas, com a utilização de fiscais de trânsito, e também responsável pela pesagem, com a possibilidade de utilização de balanças da iniciativa privada.

A ideia é que o convênio se estenda até o final de maio, quando devem ser encerradas as colheitas do arroz e da soja.

O prefeito José Otávio Germano disse que vai cuidar pessoalmente desta questão para que não aconteçam maiores prejuízos financeiros para os agricultores e para os empresários.

“Mesmo não sendo responsabilidade direta do Município, faremos o que for possível, dentro da razoabilidade e da segurança, para resolver esse impasse”, declarou o prefeito, que deverá definir tal situação nas próximas horas.

A PRF se comprometeu em realizar operações especiais incisivas durante a liberação da Ponte, colaborando com a orientação e fiscalização dos motoristas.

Cronograma da nova Ponte
Durante a reunião, o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva e o engenheiro João Carlos Tonetto, informaram que o Governo Federal repassou à superintendência regional do DNIT no RS o projeto da nova ponte. Os representantes do DNIT explicaram que o orçamento deve estar pronto até o final deste mês e a licitação deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. Já no segundo semestre deve ser entregue o projeto executivo e acontecerá o início da obra. A previsão é que a obra da nova Ponte se estenda por 12 meses, sem a interrupção total do tráfego no local. O novo projeto prevê reclassificação para capacidade superior do que à atual.

Representando o Executivo, participaram da reunião a prefeita em exercício, Angela Schuh, e os secretários Helio Garcia Junior e Fernando Cantarelli.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo