RIO BRANCO. E não é que sobrou troco?! Viaduto (ou túnel) estará disponível em uma semana

Duas questões me chamaram a atenção no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, a propósito da vistoria feita esta tarde pelo prefeito Cezar Schirmer, no túnel (agora viaduto) da Rio Branco. Uma é mais imediata: a possibilidade de uso da já na próxima semana, dependendo de “ajustes finais”.
A outra é mediata. Então, quer dizer que aquele trocão obtido por interveniência direta do deputado Paulo Pimenta, em conjunto com o ex-prefeito Valdeci Oliveira, ainda por cima, foi além do suficiente para a obra, tendo sobrado R$ 1,8 milhão, que poderá ser utilizado (se o DNIT autorizar) em obras do entorno? Que legal, cá entre nós.
Ah, a propósito da vistoria e do que falaram os que dela participaram, confira a reportagem assinada por Maria Luiza Guerra, com foto de João Alves. A seguir:
“Prefeito Cezar Schirmer realiza vistoria no novo viaduto e dá previsão para liberação do trânsito
Na tarde desta quarta (14) o prefeito Cezar Schirmer esteve no viaduto localizado no final da Avenida Rio Branco para realizar uma vistoria e verificar a atual situação da obra. “Durante os últimos vinte anos esta área da cidade esteve esquecida e o viaduto será a principal obra desta região pelo ponto de vista urbanístico”, disse o prefeito Schirmer na ocasião, e ainda completou: “É uma nova realidade para muitos moradores de Santa Maria. Esta obra se insere em todo um processo de revitalização que começa no início da Avenida”.
O chefe do Executivo anunciou que a liberação do tráfego no local possivelmente será na próxima semana, quando forem concluídos os ajustes finais, como a complementação da sinalização pela secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, no trecho que compreende o final da Avenida e início do viaduto, e a colocação da iluminação, que no momento é provisória. “Queremos liberar o viaduto o mais rápido possível, mas com segurança para os pedestres e motoristas. Faltam alguns detalhes como a colocação de grades de proteção nas laterais”, fala Giovani Manica, secretário de Relações de Governo e Comunicação.
A obra é de extrema importância para Santa Maria, pois irá desafogar o trânsito e o sistema viário. A construção do viaduto coincide com o momento de revitalização da região histórica da cidade, que compreende a Avenida Rio Branco, Vila Belga e antiga Estação Ferroviária. Além disso, a nova passagem de veículos tornará mais fácil o acesso a um dos principais empreendimentos na área da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está situada no bairro Perpétuo do Socorro, na zona norte de Santa Maria.
O presidente do Escritório da Cidade, Julio Rasquin, explicou que aguarda a autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para reutilizar o valor de R$ 1,8 milhão que sobrou do total da verba. Se autorizado, o valor será licitado e aplicado em “melhorias complementares” como, por exemplo, o acesso à Gare e na iluminação definitiva.
Na oportunidade, o prefeito Cezar Schirmer esteve acompanhado por secretários do governo e pelo comandante da Brigada Militar de Santa Maria, Coronel Sílvio, e mais dois oficiais da corporação, Ten Cel Vargas, comandante do BOE, e Major Tito, comandante do Regimento.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
o troco sobrou porque era previsto um VIADUTO como noticiado no diario de santa maria e o que foi feito foi DOIS TUNEIS.portanto se não liberarem essa obra restante para a cidade perdemos mais de 1 milhão,mas vamos torcer para que liberem essa verba…
Olá, Claudemir!!!
Sugiro que a sobra ou o troco seja investido na “Escola Municipal de Aprendizagem Industrial – EMAI”, em razão da mesma estar no entorno da obra.
A aplicação deve ser no sentido da melhoria da qualidade da educação de Santa Maria, com isto estará proporcionando a elevação do índice do IDEB.
Prof. Claudio E. G. Dutra – UFSM
Caro Claudemir…Muito linda esta foto do senhor Prefeito e sua assessoria…e lembrar que o senhor Jorge(aliado pelo menos para ganhar a eleição)fez campanha contra a obra no periodo eleitoral…até gravou …dizendo “mal feito” ,só falta ele cortar a fita…Outra coisa…não sobrou troco…isto que ta na conta é residuo do valor do contrato…como o recurso tem que ser aplicado e ficou muito tempo na conta teve este rendimento…Obrigado Pimenta e Valdeci.Parabéns para o Prefeito que cumpriu o contrato da administração anterior.