OBSERVATÓRIO. O (caro) custo de uma campanha
Não custa lembrar
Em 3 de agosto de 2002:
“ De Primeira – A coluna apurou o custo de certos materiais que têm sido utilizados na
campanha eleitoral. Assim, descobriu que, com R$ 6.400, um candidato manda fazer 10 mil cartazes (R$ 0,64 a unidade) de boa qualidade.
Pelo mesmo preço, ao custo unitário de R$ 0,32, é possível confeccionar 20 mil bandeirolas dessas que estão ornando os postes das cidades gaúchas. Ah, e um carro de som de tamanho médio, devidamente equipado, custa R$ 18 mil por dois meses.”
Hoje:
Em poucos meses começa nova campanha, inclusive para deputados, objeto da pesquisa de preços feita pela coluna há exatos 11 anos. Que se diga: quem gastou apenas o referido, num total aproximado de R$ 30 mil, passou bem longe da vitória.
E agora, em 2014, quanto mais terá que gastar um candidato competitivo, se não houver mudança de regras? Palpite claudemiriano: ao menos 10 vezes mais, no caso da Assembleia Legislativa. E 20 vezes, para a Câmara dos Deputados.
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